Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Ligação de esgoto incorreta nos imóveis pode prejudicar o meio ambiente

 

 

 

 

Ao fazer a interligação das tubulações internas dos imóveis à rede pública de coleta de esgoto, é preciso estar bastante atento também à importância de efetuá-la de forma correta, garantindo o bom funcionamento da rede coletora. Quando o esgoto é ligado de forma irregular, diretamente na galeria de água pluvial – responsável pela coleta de água da chuva -, não recebe o devido tratamento. Ele acaba indo direto nos rios, córregos ou ribeirões carregado com toda a matéria orgânica poluidora, resultando em prejuízos para o meio ambiente, odor e proliferação de pragas urbanas.

Da mesma forma, não conectar o sistema de coleta de água de chuva (calhas de telhado, ralos externos) na ligação de esgoto também é fundamental para o bom funcionamento deste sistema. A água de chuva misturada ao esgoto prejudica o processo de tratamento e pode causar vazamentos em vias públicas, entupimentos e até mesmo retornar para dentro das residências. A água da chuva deve ser destinada diretamente à rede de drenagem pluvial.

 

 

O processo de alteração das tubulações internas dos imóveis não deve permitir que materiais estranhos sejam levados para dentro da ligação de esgoto, tais como papelão, plásticos, pedaços de madeira, pedras e restos de construção. Esse tipo de material acaba acarretando obstruções e transtornos, como extravasamentos de esgoto para dentro de casa e nas ruas. Historicamente, por falta de cuidado adequado nas ações de interligação dos imóveis, o índice de obstruções e entupimentos é maior durante os primeiros meses da operação do novo sistema.

“Seguir as orientações técnicas para a correta conexão do imóvel ao sistema público de esgotamento sanitário é fundamental para evitar transtornos indesejáveis. Respeitar o padrão das tubulações internas, conforme indicado, é uma medida que ajuda a manter o bom funcionamento do tratamento do esgoto. Afinal, contribuir para a saúde coletiva e a preservação do meio ambiente é um dever de todos nós”, completa Cleber.

A BRK Ambiental é a responsável pela operação e manutenção de todas as instalações do sistema público de esgotamento sanitário em Blumenau. Para qualquer necessidade, como a solicitação de serviços, a concessionária mantém um canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas por dia.

Além disso, possui também o WhatsApp (11) 9 9988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, bem como o site e a página no Facebook.

 

Grupo Telegram
Grupo WhatsApp

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top