Kombi com Biblioteca Ambulante volta às atividades e visita escolas municipais isoladas

Biblioteca-ambulante_Mar2016

 

Nesta segunda-feira (28/3/16), a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e o Museu da Família Colonial; retomam as atividades da Biblioteca Ambulante. Escolas municipais isoladas principalmente nos bairros Vila Itoupava e Itoupava Central, receberão até  quinta-feira (31/3) a maior parte das visitas da Kombi da Fundação Cultural de Blumenau (FCB).

As outras escolas ficam localizadas nos bairro Fortaleza, Jordão, Progresso e Velha Grande.Também será visitado o asilo Lar Elsbeth Koehler, no bairro Jardim Blumenau, o único localizado na região central da cidade.

A proposta original é levar histórias e conhecimento aos bairros mais distantes, ampliando o atendimento à comunidade. Com isso, as informações chegam até as pessoas que apresentam limitações do acesso aos museus mantidos pela FCB e à biblioteca pública.

Dia 19 de Abril é o dia do Índio, por isso a temática deste mês é “Museus e Memórias Indígenas”. O monitor que acompanhará as visitas, abordará o tema para instigar a reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem no país, constituindo-se como um dos maiores patrimônios do Brasil. Será enfatizado o povo Xokleng/ Laklãnõ, muito comum na nossa região antes e durante a colonização alemã.

A monitora Letícia Margarete apresentará objetos etnográficos indígenas como cestaria, mantas, pontas e imagens que apresentam a convivência indígena com o homem branco.

Empréstimo de livros

A Biblioteca Ambulante oferece também o empréstimo de diversos livros, que vão desde literatura infantil, infanto-juvenil e adulta, entre outros, conforme o interesse do público visitado. Além disso, uma atividade de leitura ou contação de histórias é programada, juntamente com uma ação de educação patrimonial desenvolvida pela Biblioteca Ambulante e Museu da Família Colonial.

Os interessados podem emprestar as obras por 30 dias e durante esse período, até trocar com os colegas. No mês seguinte a Biblioteca Ambulante retorna, recolhe os livros e faz novos empréstimos. Além disso, os professores dessas escolas preparam trabalhos com os livros.

Os museus da Fundação Cultural de Blumenau, proporcionam às novas gerações conhecer os testemunhos materiais da vida dos povos antecessores. Refletem os diferentes contextos de uma comunidade, demonstrando como as pessoas podem se relacionar e harmonizar as culturas de diferentes épocas e povos.

As escolas isoladas municipais que serão atendidas são:

Vila Itoupava 

  • EIM Erich Klabunde
  • EIM Carlos Manske
  • EIM Willy Müller
  • EIM Frederico Sievert

Itoupava Central

  • EIM Alves Ramos
  • EIM Dr. Blumenau
  • EIM Professora Ella Schwanke Eichstaedt

Fortaleza – EIM Alvino Dorow

Progresso – EIM Margarida Freygang

Jordão – EIM Capitão Euclides de Castro

Velha Grande – EIM Orestes Guimarães

 

Jardim Blumenau – Asilo Lar Elsbeth Koehler