segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioEconomiaKarsten comemora 139 anos nesta quarta-feira (29/09)

Karsten comemora 139 anos nesta quarta-feira (29/09)

Hoje a empresa emprega mais de 3 mil pessoas, e desde 2017, está entre as 15 melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina

A Karsten, tradicional empresa têxtil fundada em Blumenau, completou 139 anos nesta quarta-feira (29/09/21). Considerada a sexta empresa mais longeva do Brasil, a marca de cama, mesa, banho e tecidos para decoração está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

A história começou em 1882 com teares trazidos da Alemanha e montados em um pequeno espaço. Na antiga Tecelagem Roeder, Karsten & Hadlich, primeiro nome da empresa, as máquinas de fiação e os teares eram acionados com a força das águas do Rio Itajaí-Açu.

A diversificação na produção começou com a fabricação de toalhas em 1.916, sendo 25 anos depois ampliada para tecidos de decoração. Em 1971, a empresa expande a marca internacionalmente, alcançando nos anos 2.000, a liderança na exportação de produtos têxteis do Brasil.

Fábrica da Karsten em Ibirama

Há 11 anos, adquiriu a paulistana Trussardi, muito conhecida pela qualidade. No segundo semestre deste ano, foi inaugurada uma fábrica em Ibirama (SC). O centro de distribuição em Gaspar (SC) leva os produtos Karsten, Karsten Decor, Karsten Ateliê e Trussardi aos mais de 7 mil pontos de venda presentes em mais de 20 países e no Brasil.

A Karsten também tem dez lojas próprias na região Sul e deve inaugurar mais uma Maringá em 2.021. Hoje a empresa emprega mais de 3 mil pessoas, e desde 2017, está entre as 15 melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, de acordo com o ranking da consultoria global Great Place to Work.

Muitas famílias fizeram parte dessa história, como é o caso dos descendentes dos Schmeida, que estão presente há seis gerações na Karsten. Outro exemplo é de Udo Reiter, que trabalha na empresa há quase 55 anos: “Vi a Karsten crescer muito e tive o privilégio de ensinar muitos colaboradores a se desenvolverem em suas funções. A empresa representa muito pra mim, é a minha segunda casa”.

Para celebrar os 139 anos de Karsten, a empresa preparou uma semana especial para os trabalhadores, com o tradicional churrasco e um presente. “É uma imensa alegria poder comemorar esta data tão importante ao lado daqueles que participam da nossa história no dia a dia. Juntos estamos construindo um futuro extraordinário e fazemos a diferença”, afirma Armando Hess de Souza, Diretor Presidente da Karsten.

A empresa se renova a cada oportunidade, seja em tecnologias, produtos ou processos. Como plano, quer adotar o projeto de Certificação Lixo Zero, que visa reciclar 90% dos resíduos gerados na fábrica. Além do projeto, pretende instalar painéis solares na empresa.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS