Por volta das 11h30min, uma juíza do Rio de Janeiro notificou as operadoras de telefonia para que suspendam o serviço do WhatsApp no Brasil.
O motivo seria a recusa do Facebook em cumprir uma decisão judicial para fornecer informações de mensagens para uma investigação policial em Caxias, na Baixada Fluminense. De acordo com o site G1, a dona do aplicativo, já teria sido notificado três vezes.
Os últimos bloqueios aconteceram em maio desse ano e em dezembro de 2015. Nos dois casos, juízes pediam que a empresa responsável pelo aplicativo passasse informações que envolviam crimes e estariam gravadas no sistema. Mas em todas as vezes, o Facebook alegou que não as tem em seu banco de dados.
Até às 12h40min o Whatsapp ainda estava funcionando, mas 30 minutos depois muitos usuários já não recebiam ou mandavam mensagens. Por enquanto não há previsão para volta do funcionamento do aplicativo. Talvez um desembargador reverta essa decisão. Boas alternativas são usar o mesenger do Facebook ou o Telegram.