domingo, 23 janeiro 2022
InícioGeralJovens aprendizes do Senac organizam bazar e doam exames para pessoas que...

Jovens aprendizes do Senac organizam bazar e doam exames para pessoas que estão na fila de espera

Foto: SENAC

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) recebeu do Programa Jovem Aprendiz da Faculdade Senac de Blumenau a doação de 40 retinografias fluorescentes para pessoas que aguardam atendimento pelo exame na rede pública. Os alunos organizaram a sexta edição do Bazar do Jovem Aprendiz, entre 9 e 11 de maio, e com o dinheiro arrecadado adquiriram os exames.

Este ano, os alunos que participam do programa arrecadaram cerca de dez mil itens, entre roupas, acessórios e calçados, para comercialização no bazar. De acordo com a coordenadora do Programa Jovem Aprendiz da Faculdade Senac de Blumenau, Káthia Cilene Koffke, a proposta ocorre anualmente e a verba conquistada com as vendas sempre é revertida em uma ação social.

“Nós ficamos gratos em saber que o nosso trabalho de estar ali organizando as roupas, etiquetando, vendendo, possa ter ajudado pessoas, independente de quem sejam”, justifica a aluna Amanda Sofia, de 17 anos.

Na parceria firmada, coube à Semus indicar os pacientes que se encontram na frente da fila de espera pelo exame, respeitando a ordem cronológica e avaliação clínica pelo médico regulador. Os exames estão sendo agendados para agosto e setembro, em duas clínicas especializadas situadas no município.

A retinografia fluorescente ajuda no diagnóstico de doenças da retina, como a retinopatia diabética, o glaucoma e a degeneração macular, entre outras, que podem ser assintomáticas nas suas fases iniciais, progredindo de uma forma silenciosa e causando, por vezes, danos irreversíveis na visão.

Em conformidade com a Lei Federal nº. 10.097/2000, o Programa Jovem Aprendiz da Faculdade Senac de Blumenau atende estudantes de 14 a 17 anos, em sua maioria oriundos da rede pública de ensino. O objetivo é prepará-los para lidar com diferentes situações que enfrentarão no mercado de trabalho. Para tanto, os participantes são submetidos a diversas atividades, articulando a teoria com a prática, entre as quais o Bazar do Jovem Aprendiz.

Com informações de Felipe Elias [PMB]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS