Itens de colecionadores particulares podem fazer parte do Museu da Cerveja

Podem ser desde latas, rótulos, canecas ou até maquinários. Primeiro é necessário fazer o cadastro online contando o que deseja expor que passará pela avaliação de uma comissão.

O universo da cerveja é apaixonante. Por isso, muitas pessoas acabam guardando itens que evocam boas lembranças ou mesmo colecionando objetos sobre a bebida. Agora, estas peças podem ser protagonistas da visitação ao Museu da Cerveja de Blumenau, espaço que vai oportunizar que o público conheça a história, as tradições e o conhecimento da Capital Brasileira da Cerveja.

É possível doar desde um único item até coleções de latinhas, rótulos, canecas e bolachas de cerveja, além de barris e equipamentos antigos. Outras peças também podem ser cadastradas para avaliação. Para fazer isso, basta enviar as informações e imagens clicando aqui. Uma comissão interna irá avaliar as ofertas e definir quais objetos serão expostos.

Ulysses Kreutzfeld, um dos gestores do Museu da Cerveja, comenta que um dos grandes objetivos do espaço é que a comunidade local se reconheça nas histórias contadas. “Desde que nos envolvemos com esse assunto, compreendemos de forma definitiva que a relação da cidade com a cerveja não está apenas na questão econômica ou na história. A cerveja e as suas diversas facetas – sensorial, celebrativa, empreendedora e assim por diante – são transversais à vida dos moradores, aos avanços e aos desafios da região”, comenta. “Isso nos conecta ainda mais com o nosso objetivo de que o Museu seja, antes de mais nada, um local em que o morador de Blumenau se sinta representado”, adiciona.

Por isso, segundo Ulysses, essa participação dos itens colecionados pelas pessoas é um projeto especial para a nova fase do Museu. “Queremos que os moradores conectem as suas histórias únicas com a bebida com as informações que o nosso time preparou para contar”, finaliza.

O Museu da Cerveja foi inaugurado em 1996 e em 2021 foi concedido à iniciativa privada. O espaço será aberto ao público no segundo semestre de 2022, com reformas na estrutura anterior, ampliação de espaços e uma experiência de visitação completamente nova. Para acompanhar, siga na página do Instagram.