Itajaí intensifica o combate ao furto de fiação elétrica da iluminação pública

Na segunda-feira (24/01), foi realizada uma reunião na Delegacia Regional entre as forças de segurança do município e a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

Na tarde de segunda-feira (24/01/21), foi realizada uma reunião na Delegacia Regional entre as forças de segurança de Itajaí e a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). O objetivo foi trocar informações para intensificar o combate às ocorrências de furto e receptação de fios de iluminação pública. Segundo a empresa, os criminosos furtam os fios para comercializar o cobre, metal utilizado como condutor de energia.

“Estamos intensificando junto a Polícia Civil as medidas de combate a furtos e vandalismo, sendo essencial a integração dos esforços entre os órgãos para inibir tais práticas. Temos acompanhado e promovido diversas ações no decorrer dos anos visando identificar suspeitos e coibir essa prática criminosa que tanto transtorno traz para a comunidade”, ressalta o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Rui Garcia dos Santos.

Por causa dos casos recentes de depredação e furtos, a administração municipal pede a colaboração dos moradores na conservação do patrimônio público de Itajaí. Em caso de detenção, os contraventores serão enquadrados pelo Código Penal por furto e pela Lei de Crimes Ambientais por crime contra o patrimônio.

Para denúncias ao observar qualquer ação suspeita, é possível comunicar no telefone 190 da Polícia Militar ou 153 da Guarda Municipal. “A realização de operações integradas envolvendo diversos órgãos fortalece o combate das ações de furto e vandalismo, dificultando a atividade desses criminosos”, explica o coordenador da Guarda Municipal de Itajaí, Marco Antônio Otávio.