Itajaí está com quase 70% da cidade infestada com focos do mosquito Aedes aegypti

70-dengue-Itajaí
Clique para ampliar

O site da prefeitura de Itajaí, informou que quase 70% da cidade está infestada com focos do mosquito da dengue. Em janeiro deste ano foram confirmados 24 casos de dengue em Itajaí, que foram transmitidos dentro de SC (autóctones). Apenas um caso de transmissão foi registrado por alguém vindo de fora do estado. Em 2014, foram apenas três casos autóctones da doença.

combate-dengue

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), uma das ações imediatas para combater esse surto da doença na cidade, é a aplicação de inseticida para reduzir a população de mosquitos adultos. A medida foi planejada para inciar nesta quinta-feira (29). A gerente de Vigilância de Zoonoses e Entomologia da Dive, Suzana Zeccer, destaca que o importante é impedir que surjam novos focos do Aedes aegypti. E para isso, somente a prevenção. Por isso é tão importante a ajuda da população.

Por isso será enviada para Itajaí, uma equipe de profissionais cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde de São José,  sob a supervisão dos técnicos da Dive. O objetivo é realizar uma operação “pente-fino” nas residências em busca de recipientes que possam acumular água. Os técnicos da Vigilância Epidemiológica também promoverão uma boa parceria com os agentes comunitários de saúde de Itajaí.

pneus-dengueNa segunda-feira (02) a Secretaria de Saúde do município abre as inscrições para o processo seletivo público simplificado, que deve contratar 30 agentes de endemias. Eles devem ampliar as visitas domiciliares, orientações e acompanhamento dos casos de dengue. A carga horária dos agentes de endemias é de 40 horas semanais, com vencimentos de R$ 980,79 mais R$ 306,00 de vale alimentação.

Os interessados poderão se inscrever na Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Leodegário Pedro da Silva, bairro Imaruí. O horário de atendimento é das 13h30min às 18h30min. O candidato precisa apresentar CPF, RG, título de eleitor, comprovante de residência e ser maior de 18 anos. A prova será realizada no dia 8/02, às 9h, na FEAPI. “Inicialmente serão chamadas 30 pessoas, porém há possibilidade de novas vagas na seqüência”, informa o Secretário de Saúde, Márcio Silveira.

Seguem as dicas básicas, mas essenciais para evitar a proliferação do Aedes aegypti e Aedes albopictus:

  • Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda
  • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
  • Mantenha lixeiras tampadas
  • Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem nenhuma abertura, principalmente as caixas d’água
  • Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água
  • Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana
  • Mantenha ralos fechados e desentupidos
  • Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana
  • Retire a água acumulada em lajes
  • Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados
  • Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário
  • Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.