Instalado um novo sensor eletrônico para medir o nível do rio Itajaí-Açu

Ponte_Adolfo_Konder-600x446

Por volta das 8h desta sexta-feira (25), uma equipe formada por Bombeiros Militares, técnicos da Furb e do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops), iniciou a troca do sensor submerso usado para medir o nível do rio Itajaí-Açu instalado na Ponte Adolfo Konder. Ele permitirá a leitura de forma eletrônica e tem o sistema conectado com um radar usado pela Agência Nacional das Águas (ANA), que opera via satélite.

Desde o início de 2015, a medição do rio era feita manualmente a cada hora através de uma régua física, instalada na outra margem do rio. Tudo começou quando o sensor eletrônico apresentou oscilações de 30 a 40 centímetros no nível do rio. O equipamento queimou, mas primeiro os técnicos suspeitavam que o problema era por causa da sujeira acumulada na caixa do equipamento.

Os bombeiros foram essenciais para garantir a segurança na instalação, que usou 100 metros de cabo. O custo total do equipamento foi de R$ 2,2 mil e envolveu 12 pessoas, com os últimos ajustes feitos no final da tarde. A partir de agora, os dados serão monitorados para medir a qualidade da instalação, já que os testes feitos mostraram que está tudo funcionado.

Fonte: Jornal de Santa Catarina