O oceanólogo Argeu Vanz e a metereologista Gilânica Cruz do Epagri/Ciram não tem notícias boas para os pescadores que esperam por bons cardumes de tainha. A temperatura da superfície do mar (TSM) próximo a costa do sul do Brasil está comparativamente mais alta do que nos últimos dois anos (figura 1).

Um dos motivos para esta condição está na atuação persistente dos ventos de quadrante nordeste dos últimos dias. Essa temperatura elevada do mar não favorece o início da pesca da tainha no estado de SC. A previsão de mudança dos ventos mais favoráveis a pesca da tainha deverá ocorrer no próximo dia 24/05 quando os ventos viram para o quadrante sul após a passam de uma frente fria, atuando de forma mais persistente até o fim do mês de maio na costa sul do Brasil.
Vale salientar que o fim do outono e início de inverno, época que compreende a safra da tainha, a previsão é de temperaturas mais elevadas do que o normal no Sul do Brasil. Sendo assim, neste ano as massas de ar frio devem ser escassas, podendo dificultar a chegada das tainhas.
Dados: Epagri/Ciram