sábado, 27 novembro 2021
InícioClimaInício da pesca da tainha com condições marinhas e atmosféricas desfavoráveis

Início da pesca da tainha com condições marinhas e atmosféricas desfavoráveis

O oceanólogo Argeu Vanz e a metereologista Gilânica Cruz do Epagri/Ciram não tem notícias boas para os pescadores que esperam por bons cardumes de tainha. A temperatura da superfície do mar (TSM) próximo a costa do sul do Brasil está comparativamente mais alta do que nos últimos dois anos (figura 1).

Figura 1. Temperatura da superfície do mar para 14/05/2013/, 14/05/2014 e 16/05/2015)
Figura 1. Temperatura da superfície do mar para 14/05/2013/, 14/05/2014 e 16/05/2015)

 

Um dos motivos para esta condição está na atuação persistente dos ventos de quadrante nordeste dos últimos dias. Essa temperatura elevada do mar não favorece o início da pesca da tainha no estado de SC. A previsão de mudança dos ventos mais favoráveis a pesca da tainha deverá ocorrer no próximo dia 24/05 quando os ventos viram para o quadrante sul após a passam de uma frente fria, atuando de forma mais persistente até o fim do mês de maio na costa sul do Brasil.

Vale salientar que o fim do outono e início de inverno, época que compreende a safra da tainha, a previsão é de temperaturas mais elevadas do que o normal no Sul do Brasil. Sendo assim, neste ano as massas de ar frio devem ser escassas, podendo dificultar a chegada das tainhas.

Dados: Epagri/Ciram

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS