domingo, 17 outubro 2021
InícioEducaçãoInicia mais uma etapa do Censo Escolar que coleta informações sobre os...

Inicia mais uma etapa do Censo Escolar que coleta informações sobre os estudantes de SC

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

 

Começa nesta quarta-feira (1/02/17), o processo de coleta de dados do programa ‘Situação do Aluno’, segunda etapa do Censo Escolar 2016. O objetivo da coleta é declarar as informações de rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (transferência/abandono/falecimento) de todos os alunos da rede pública e privada, que foram declarados em turma de escolarização na primeira etapa de coleta.

Os resultados obtidos a partir da ‘Situação do Aluno’ irão subsidiar o cálculo das Taxas de Rendimento Escolar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( IDEB), instrumentos fundamentais para o acompanhamento e cumprimento das Metas dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação.

As informações serão declaradas no Sistema Educacenso, por meio das funcionalidades on-line ou Migração de Dados. Essa última opção, que pode ser utilizada pelas redes de ensino e escolas que possuem sistema próprio de gestão escolar, será a forma de coleta das escolas da Rede Estadual, conforme Portaria SED nº 1.598, de 21 de junho de 2016.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) alerta aos Gestores Escolares quanto a obrigatoriedade da coleta. Os gestores devem se responsabilizar quanto ao cumprimento dos prazos e pela veracidade das informações declaradas, que devem ter como referência documentos que garantam sua confiabilidade.

A coleta de dados do Censo Escolar – Matrícula Inicial e Situação do Aluno, é coordenada nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, e participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Em âmbito estadual, a coleta é coordenada pela SED, por meio da Coordenação Estadual do Censo Escolar da Educação Básica, com a colaboração dos Coordenadores Regionais, atuantes nas trinta e cinco Regionais de Ensino, Coordenadoria da Grande Florianópolis e um técnico do Instituto Estadual de Educação.

Escolas – atenção ao cronograma da Situação do Aluno 2016

* Com informações de Thiago Marthendal [ASCOM]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS