Indaial passa a contar com Guarnição Especial da Polícia Militar

Em audiência na tarde desta terça-feira (23/02/16), o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, anunciou que a Companhia da PM de Indaial será transformada em Guarnição Especial.

A nova estrutura irá atender a nove municípios da região do Médio Vale do Itajaí. O anúncio foi feito durante audiência com prefeitos da região e representantes da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí.

A Guarnição Especial de Indaial terá tuas Companhias. A 1º Companhia, com sede em Indaial, ficará responsável em atender os municípios de Ascurra, Apiúna e Rodeio, além da própria sede. Já a 2ª Companhia terá sede em Timbó, atendendo também aos municípios de Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Pomerode.

A partir dessa mudança, o 10º Batalhão da PM ficará com sua circunscrição restrita somente ao município de Blumenau, desvinculando-se das cidades satélites. O projeto de Decreto Estadual para a concretização dessas mudanças organizacionais será enviado nesta semana à Casa Civil, com exposição de motivos ao governador.

Também durante a audiência o secretário confirmou que a obra do quartel da PM de Indaial iniciará em breve. A ordem de serviço deverá ser entregue no início do mês de março. Sobre a recomposição dos efetivos policiais na região, o secretário lembrou que isso só será possível após a formatura dos 1.294 novos servidores da Segurança Pública, cujas nomeações estão programadas para 1º de junho próximo.

Na Polícia Militar, serão chamados 658 soldados. Na Polícia Civil, mais 420 agentes e 66 delegados. E, no IGP, 150 auxiliares criminalísticos. Também estão em período de formação na Academia da Polícia Civil 31 escrivães e 38 psicólogos.

Participaram da audiência o comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm, o secretário executivo da Associação, Rafael Corrêa, os prefeitos Hartwig Persuhn (Doutor Pedrinho), Rolf Nicolodelli (Pomerode), Sérgio dos Santos (Indaial), Fernando Tomaselli (Rio dos Cedros), e o vereador Dilson Dalpiaz, de Rio dos Cedros.

Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP