terça-feira, 13 abril 2021
Início Geral Inaugura sábado ONG que cuida dos portadores de mielomeningocele

Inaugura sábado ONG que cuida dos portadores de mielomeningocele

Com o apoio da Secretaria de Saúde, será inaugurada neste sábado, dia 26, às 14h, a Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM), na rua 2 de Setembro, 2.799, no bairro Itoupava Norte. Em Blumenau, a Organização Não Governamental (ONG) vem trabalhando durante o ano inteiro e atualmente atende 63 famílias da cidade e região. Com a participação do setor público de saúde, onde disponibiliza insumos à associação, incluindo procedimentos nos postos de saúde, o município dá o respaldo aos portadores da doença.

A Mielomeningocele é uma má forma da coluna, que ocorre já nos primeiros meses de gestação. Uma das condutas iniciais para um recém nascido com
a doença é o fechamento cirúrgico da lesão com pele. A denominação Mielomeningocele significa a protusão da bolsa subcutânea contendo tecido nervoso central ou seja, a medula espinhal lesada com raízes nervosas.

Podem apresentar problemas associados, como hidrocefalia, incontinência
urinária, fecal, distúrbios sensitivos (falta de sensibilidade e de movimentos) e ortopédicos, geralmente nos membros inferiores como os pés com deformidades. Muitos são cadeirantes, e alguns caminham com auxilio de órteses.

Texto de Joni César

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS