Imagens de drone mostram a situação após as fortes chuvas em Rodeio (SC)

Já foram confirmadas mortes e há buscas por desaparecidos.

A Força-Tarefa 03 do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau, auxilia nas buscas pelos desaparecidos em Rodeio (SC). A equipe conta com a experiência do binômio sargento Jacques Romão e do cão Bravo, que trazem toda a experiência na atuação nos deslizamentos em Brumadinho (MG), Petrópolis (RJ) e Recife (PE).

Um drone sobrevoou a região para permitir um mapeamento mais preciso das áreas atingidas. Até o momento foram confirmadas a morte de um homem e de uma criança de 4 anos que estavam em uma casa soterrada. No mesmo imóvel, havia uma criança de 1 ano e meio, que está desaparecida.

Houve deslizamentos em diversos bairros de Rodeio e a situação no município ainda é muito difícil, devido às condições das estradas e os problemas de comunicação na rede de telefonia. Durante a madrugada, o Centro da cidade foi inundado e três pessoas acabaram sendo levadas pelo rio, mas foram resgatadas após subirem em uma árvore.

A prefeitura e Defesa Civil trabalham no atendimento às vítimas, mas ainda não há números precisos de deslizamentos, soterramentos, afogamentos, causados pela força da água.  Muitas pessoas ligaram à Central do Corpo de Bombeiros Voluntários da União (Ascurra, Apiúna e Rodeio) que chegou a ficar congestionada com 200 ligações simultâneas.

Foi montado um sistema de comando de incidentes, juntamente com a Defesa Civil de Ascurra e Rodeio, para administrar a situação. Bombeiros Militares de Timbó, Bombeiros Voluntários de Ibirama e a Polícia Militar auxliaram o trabalho das equipes.