Hospital Santo Antônio suspende os exames conhecidos como “Teste da Orelhinha”

bebe-teste-orelhinha

O Hospital Santo Antônio comunicou, que temporariamente está suspensa a realização de exames de Triagem Auditiva Neonatal – Tanu, popularmente conhecido como Teste da Orelhinha. Todos os exames feitos até o dia 14 de janeiro continuam válidos.

A razão se deve ao fato do equipamento passar por manutenção preventiva. Como a validação de calibração é obrigatória dentro do prazo junto à empresa que fornece o aparelho, a previsão é de que em até 15 dias o serviço volte ao normal. A gerência geral do Hospital explica que por ser um aparelho importado, somente empresas credenciadas pelo fornecedor podem fazer essa calibração e manutenção, que auxilia na detecção de possíveis ou eventuais problemas auditivos junto aos bebês.

Para que os exames não deixem de ser realizados durante o tempo em que o equipamento ficar em manutenção, uma agenda especial foi montada para garantir o exame de todos os bebês que irão nascer nos próximos dias no Santo Antônio. Assim, as mães já deverão sair do Hospital com encaminhamento à Unidade Básica de Saúde para agendamento do teste junto à Policlínica, que também realiza o procedimento.

A Fundação Hospitalar de Blumenau possui apenas um equipamento e também está verificando a possibilidade da aquisição de outro, buscando recursos junto às empresas que possam fazer a doação, dado o custo desse tipo de equipamento.

Teste da orelhinha

Ele deverá ser realizado à partir do nascimento, preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida do bebê. Ele não dói, é rápido (média de 5 min), feito com som natural, a partir da colocação de um pequeno fone no ouvido do bebê. A partir disso é produzido um estímulo sonoro e a captação do seu retorno (eco), sendo registrado no computador se as partes internas da orelha (cóclea) estão funcionando e emitido um gráfico com o resultado do exame.