Blumenau, mais especificamente o Hospital Santo Antônio, conquistou o conceito A+, conceito máximo na certificação do Selo Doar atestado pelo Instituto Doar. Foi o primeiro hospital de Santa Catarina a conquistar essa certificação em Padrões de Gestão e Transparência (PGT).
O selo incentiva e legitima organizações não-governamentais a prosseguirem com seus esforços filantrópicos, facilitando a tomada de decisão dos doadores. Ele tem como critérios de avaliação a causa e estratégia, governança, contabilidade e finanças, gestão, recursos humanos, estratégia de financiamento, comunicação, prestação de contas e transparência. Para a unidade, esse é o reflexo do comprometimento dos gestores e colaboradores.
A partir de agora, o Santo Antônio passa a fazer parte de um seleto grupo de organizações brasileiras certificadas de forma independente que alcançaram os padrões de qualidade definidos pelo Instituto Doar. Eles são baseados nos principais modelos de certificação internacionais para organizações da sociedade civil.
“A conquista do Selo Doar A+, tendo o HSA como pioneiro em Santa Catarina demonstra o avanço e o comprometimento com o recurso público bem aplicado a favor da comunidade. Atendendo 92% ao SUS, o HSA trabalha constantemente para garantir a captação de recursos visando a manutenção do Hospital e o Selo Doar A+ traduz a confiabilidade nos recursos investidos pelo governo, empresários e comunidade,” destaca Rafael Branco Bertuol, gerente geral do Hospital Santo Antônio,
O Selo
O Selo PGT (Padrões em Gestão e Transparência), criado em 2013 e conhecido no terceiro setor como Selo Doar, foi desenvolvido após uma extensa pesquisa sobre os conceitos e critérios adotados por diversos organismos nacionais e internacionais.
Essa avaliação abrange desde a literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos até as práticas de empresas que recebem e concedem recursos para fins sociais e ambientais.