Hospital Santa Isabel realiza cirurgia de “citorredução + HIPEC” na unidade

O procedimento é conhecido por ser complexo, e indicado para o tratamento de tumores que se disseminam pelo peritônio, dentro do abdômen.

Foto: Yoana Carmo/Comunicação HSI

Um procedimento inédito foi realizado no Hospital Santa Isabel, para tratamento de tumores. O procedimento, chamado citorredução + HIPEC (Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy), aconteceu em 6 de março, realizado pelo Cirurgião Oncológico Dr. Brian Silvestre.

O procedimento cirúrgico é conhecido por ser complexo, e indicado para o tratamento de tumores que se disseminam pelo peritônio, dentro do abdômen. Dr. Brian explica que o procedimento não é indicado para qualquer tipo de câncer: “são alguns tipos de câncer abdominal, como de de ovário, câncer de cólon, apêndice, estômago e câncer do peritônio”, comenta.

Foto: Yoana Carmo/Comunicação HSI

O procedimento teve duração de 12 horas e aconteceu em duas etapas: na primeira, é feita a cirurgia de citorredução, onde os focos de tumor visíveis são retirados – esta é a etapa mais longa; na segunda parte, a cirurgia segue para a aplicação da HIPEC – um quimioterápico que circula internamente, aquecido. A segunda etapa da cirurgia durou cerca de 2 horas.

O Dr. Brian Silvestre explica: “o quimioterápico vai dentro do abdômen do paciente e fica circulando com um aquecimento. Para isso, é necessário um equipamento especial conectado ao paciente através de cateteres que possibilitam a circulação desse medicamento”. A HIPEC tem como objetivo a destruição das células do tumor que restaram após a fase de retirada dos focos de doença.

Para o cirurgião, a importância de realizar este procedimento é poder proporcionar o melhor tratamento para os pacientes oncológicos do Hospital Santa Isabel. “Sabemos que o Hospital Santa Isabel é um hospital de alta complexidade, tanto o Centro Cirúrgico quanto a UTI. As equipes estão capacitadas e acostumadas com procedimentos de alta complexidade. Essa cirurgia foi possível ser realizada no HSI e futuramente terão outras”, completa o especialista.

Dr. Brian destaca a felicidade de poder realizar o procedimento: “feliz em saber que posso oferecer aos pacientes oncológicos diversas modalidades de tratamento, visando o melhor benefício ao paciente”.

Com informações de Yoana Carmo/Comunicação HSI

Foto: Yoana Carmo/Comunicação HSI
Foto: Yoana Carmo/Comunicação HSI