Hospital Santa Isabel é eleito o melhor de SC pelo segundo ano consecutivo

A indicação foi feita pela World's Best Hospitals 2023, uma pesquisa internacional voltada ao setor de saúde.

O Hospital Santa Isabel é o melhor de Santa Catarina pelo segundo ano consecutivo. A indicação foi feita pela World’s Best Hospitals 2023, uma pesquisa internacional voltada ao setor de saúde, conduzida pela revista norte-americana Newsweek em parceria com a Statista. No ranking nacional, a instituição é a 57ª melhor do Brasil, subindo oito posições em relação ao ranking do ano passado.

A instituição, parte da Rede Santa Catarina, é referência nacional em diversos procedimentos de alta complexidade e pioneiro em vários seguimentos da medicina. Pauta seu atendimento em humanização e competência técnica. No ano passado, a instituição recebeu diversos méritos, como o primeiro Selo e Certificação de Qualidade do COFEN em Santa Catarina e o selo ONA nível 2. Na pesquisa World’s Best Hospitals do ano passado, o Hospital Santa Isabel foi eleito o melhor de Santa Catarina e o 65º melhor do Brasil.

“O salto de oito posições a nível Brasil e a manutenção do primeiro lugar em Santa Catarina são frutos da atuação em Rede aliada à competência e profissionalismo de todos que integram esse hospital”, comenta Juliano Petters, Diretor Executivo do Hospital Santa Isabel.

É possível acessar a pesquisa, em inglês, clicando aqui.

O Hospital

Desde 1909, o Hospital Santa Isabel se dedica ao cuidado humanizado de seus pacientes. No início desta trajetória centenária, a instituição atendia moradores da região de Blumenau que precisavam dos cuidados médicos do Dr. Ernst Sappelt.

Hoje, firmado como unidade hospitalar referência em procedimentos de alta complexidade, pioneiro em diversos segmentos da medicina e auxiliado pela mais alta tecnologia, o Hospital Santa Isabel é reconhecido em todo o país pelo atendimento humanizado, cirurgias complexas de urgência e emergência, procedimentos eletivos, transplantes de órgãos e cirurgia robótica.

O Hospital Santa Isabel é uma entidade filantrópica da Rede Santa Catarina que atua com a missão de acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida.

A instituição atende 46 especialidades médicas, contemplando pacientes de Planos de Saúde e Convênios, Particulares e através do Sistema Único de Saúde. Num espaço de mais de 28 mil m², a unidade hospitalar conta com o único heliponto da região homologado pela Anac, que recebe aeronaves de até 6 toneladas para transporte de pacientes e órgãos para transplantes.

Para atendimento ao paciente, a instituição conta com Equipes Multidisciplinares altamente capacitadas, formadas por Nutricionistas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Farmacêuticos, Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros e Médicos. Para apoio ao atendimento hospitalar, o hospital conta com Assistentes Sociais, Cozinheiros e Copeiros, profissionais de Higienização e Limpeza, Lavanderia, profissionais de Manutenção e equipes qualificadas no Setor Administrativo.

História

Os mais de 113 anos de história do Hospital Santa Isabel começaram em 1895, quando as primeiras Irmãs da Divina Providência chegaram ao Brasil. Em 1909, a instituição foi oficialmente fundada quando as Irmãs da Divina Providência passaram a ocupar uma pequena casa de madeira ao lado do Colégio Sagrada Família.

A iniciativa e o esforço das Irmãs da Divina Providência são mantidos até hoje através da nova gestão: em 1º de abril de 2015, a Associação Congregação de Santa Catarina – ACSC, passou a fazer parte dessa história centenária. Em 2021, ao completar 120 anos, a ACSC revitalizou sua marca e passou a se chamar Rede Santa Catarina. Hoje, o Hospital Santa Isabel conta dezenas de profissionais de serviços terceirizados, aproximadamente 1.400 colaboradores e 300 médicos no Corpo Clínico.

Com média de 16 mil internações por ano, mantém o percentual de 74% de seus atendimentos pelo SUS. Sua intensa vocação à Alta Complexidade o torna referência em diversas especialidades, como serviços de Hemodinâmica, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Endovascular, e Transplantes.

Com informações de Gabriel Silva, da Comunicação do Hospital Santa Isabel.