Hospital Santa Isabel adquire robô-cirurgião Da Vinci X

Equipamento de quarta geração traz procedimentos menos invasivos e maior eficiência para Blumenau e região.

Foto: Yoana Carmo/Comunicação HSI

O Hospital Santa Isabel acaba de adquirir o robô Da Vinci X, fabricado pela Intuitive Surgical. A instituição, que já realizou mais de 650 procedimentos desde o início de seu Programa de Cirurgia Robótica em 2019, reforça sua liderança ao incorporar essa quarta geração de equipamentos robóticos.

O lançamento do Da Vinci X foi marcado por dois procedimentos bem-sucedidos de hérnia de parede abdominal complexa, conduzidos pela Equipe Multidisciplinar do hospital em 11 de outubro. O Dr. Pedro Trauczynski, Médico Chefe do Programa de Cirurgia Robótica, destacou a importância desse avanço tecnológico: “Com este novo equipamento, mais moderno que o anterior, faremos um procedimento muito menos invasivo. A Cirurgia Robótica permite que o paciente tenha recuperação mais rápida no pós-operatório, pois os cortes cirúrgicos são bem menores.”

Juliano Petters, Diretor Executivo do Hospital Santa Isabel, enfatizou a reputação da instituição como referência estadual e nacional em procedimentos robóticos complexos de hérnia e outras especialidades. “Somos referência em Santa Catarina para Cirurgia Robótica, não apenas por sermos pioneiros, mas porque temos a equipe mais bem preparada para operar a tecnologia.”

O Da Vinci X, considerado o robô-cirurgião mais moderno do mercado, traz uma série de vantagens em relação ao equipamento anterior. Ele apresenta atualização de software, movimentos mais precisos, pinças que permitem cortes ainda menores e recursos para selar grandes vasos sanguíneos com mais precisão. Além disso, a câmera pode ser utilizada em todos os quatro braços do robô, proporcionando uma visão mais abrangente durante o procedimento.

Outro benefício notável para os pacientes é a maior durabilidade das pinças robóticas, o que resulta em custos menores para o procedimento. “Antes, uma pinça poderia ser usada em até dez procedimentos. Agora, são até 16. Dessa forma, poderemos viabilizar para que mais pacientes possam ser beneficiados pelo uso da tecnologia”, explicou o Dr. Pedro Trauczynski.

O Hospital Santa Isabel continua a liderar o avanço da cirurgia robótica em Santa Catarina, proporcionando procedimentos mais seguros e eficientes.

Foto: Yoana Carmo/Comunicação HSI
Foto: Yoana Carmo/Comunicação HSI
Foto: Yoana Carmo/Comunicação HSI