Hospital de Blumenau realiza cirurgia ginecológica inédita em Santa Catarina

Calor controlado é capaz de destruir células de miomas que se formam ao redor do útero.

O Hospital Santa Isabel vai realizar um procedimento cirúrgico ginecológico inédito no estado sob o comando do Ginecologista Dr. Eduardo José Cecchin, médico do Corpo Clínico da instituição e Dr. Darlei Colzani, cirurgião de Brusque, convidado.

Chamada de Ablação de Mioma por Radiofrequência, a técnica consiste na inserção de eletrodos dentro das células dos miomas uterinos. O calor, controlado pelo especialista, diminui o mioma de forma invasiva sem retirada do útero, garantindo a preservação da fertilidade das pacientes. A cirurgia vai acontecer no dia 30 de maio, a partir de 13h30, no Centro Cirúrgico do Hospital Santa Isabel.

Além do Dr. Eduardo José Cecchin e a Equipe Multidisciplinar do Hospital Santa Isabel responsável pelo cuidado centrado no paciente, a cirurgia conta com a presença de cirurgiões convidados: Felipe Fagundes Bassols, de Porto Alegre e Suzana Eggers Turra, também do Hospital Santa Isabel.

O que é o mioma?

Miomas são tumores formados por tecidos musculares ao redor do útero que acometem mulheres de todas as idades, sendo mais frequentes entre os 30 e 50 anos. O tumor pode crescer e até aumentar o volume abdominal, resultando em aumento do fluxo menstrual e anemia na paciente. Dor pélvica, aumento na frequência urinária e constipação são alguns dos sintomas, além de ser causa de infertilidade. O diagnóstico é realizado por exame físico e por ultrassonografia transvaginal.,

Com informações de Gabriel Silva, do Hospital Santa Isabel