“Hora do Mamaço” abre evento sobre empoderamento e amamentação neste domingo (4/08)

 

 

 

Uma semana reservada para discutir empoderamento e amamentação está programada no Neumarkt Shopping, entre os dias 4 e 10 de agosto. No espaço NK Hall, o público interessado poderá participar de diversas atividades gratuitas durante a Semana Municipal de Amparo Materno Empoderado (Smame), organizada pela Casa Piracema.

O evento está relacionado à World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), que promove no mundo todo a Semana Mundial de Aleitamento Materno. As atividades iniciam no domingo, às 15h, com a ‘Hora do Mamaço’, ação que envolve dezenas de mães e ocorre desde 2013 em Blumenau.

 

 

A “Hora do mamaço” passou a ser realizada no Brasil a partir de 2012 com o objetivo de reunir mulheres e chamar a atenção para a importância do aleitamento materno. Em Blumenau, o evento chega neste ano a sua sétima edição, sempre alcançando um grande número de participantes. “Durante a ação serão abordados aspectos importantes para a amamentação como doação de leite e atividade física na gestação e puerpério e ainda terá atividades como pintura gestacional, em que propomos um momento de vínculo familiar”, explica Jerusa da Silva Horácio, integrante da Casa Piracema.

Para esta edição da Smame, a organização planejou uma série de bate-papos relacionados ao tema da WABA deste ano: “Empoderar Pais e Mães/Favorecer a Amamentação”. Na programação estão debates sobre os seguintes assuntos: como se tornar avó e permitir a filha/nora maternar sendo apoio efetivo; sexualidade na gestação e puerpério; autonomia relacional; desculpabilização materna; direitos maternos e o processo do companheiro em tornar-se pai. As palestras serão apresentadas por uma equipe formada por doulas, educadores físicos, enfermeiras, psicólogos, advogados, obstetras, assistente social e pediatra.

 

 

Organizadora do evento, a Casa Piracema milita em prol de todas as mulheres, de forma acolhedora e horizontal, por meio de encontros mensais gratuitos e de cursos acessíveis. “A ideia é fomentar formações ou agregar mais na vida profissional de quem está buscando uma melhor forma de atender mulheres no ciclo gravídico puerperal e no resto da vida. Antes de mães somos mulheres, e para sermos mães felizes precisamos de apoio”, destaca Jerusa. Durante a Smame, complementa, “abordaremos o apoio como peça fundamental, que bem sabemos é a base do maternar, de diversas formas e por diversos profissionais, com embasamento científico e muita empatia”.

 

 

Confira a programação completa da Smame:

  • Domingo (4) – 15h | Hora do Mamaço
  • Segunda (5) – 19h | Bate-papo: ‘Como virar avó e permitir a filha a maternar’, com a enfermeira Luciane D’avila
  • Terça (6) – 19h | Bate-papo: ‘Sexualidade materna’, com a psicóloga Aline Moraes
  • Quarta (7) – 19h | Bate-Papo: ‘Autonomia relacional’, com a ginecologista Martha Colvara Bachilli
  • Quinta (8) – 19h | Bate-papo: ‘Desculpabilização materna e rede de apoio – Como ser funcional’, com a psicóloga Larissa Holetz e a pediatra Ana Caroline Casagrande
  • Sexta (9) – 19h | Bate-papo: ‘Direitos maternos’, com as advogadas Maria Cecília Seraphim e Tatiana dos Santos Russi

Sábado (10) – 15h | Bate-papo: ‘De companheiro a pai’, com o psicólogo Valmor Freitas da Silva e o assistente social Ricardo Bortoli

Semana Municipal de Amparo Materno Empoderado (Smame)
Datas e horários: De 4 a 10 de agosto. Segunda a sexta, às 19h; e sábado e domingo, às 15h
Local: Neumarkt Shopping, no espaço NK Hall, no pavimento superior (ao lado do cinema)
Inscrição gratuita clicando aqui.