A Polícia Militar prendeu um homem de 35 anos na tarde de terça-feira (15/08/23), no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. Tudo começou quando uma guarnição que realizava patrulhamento na Rua Fritz Spernau, foi abordada por um pedestre quando passava próximo da empresa FEMSA Coca Cola. Ele disse que havia um automóvel VW Gol cinza em situação suspeita estacionado na Rua Dolores Duran, que fica ao lado da engarrafadora.
Os policiais foram ao local e viram o carro com apenas o motorista, que tentou fugir, mas o veículo foi fechado pela viatura. Durante a abordagem, foi questionado o que estava fazendo no local e se havia algo de errado com o automóvel. Ele revelou que transportava material explosivo que seria entregue a uma pessoa.
O relato chamou atenção da guarnição, já que o local fica muito próximo da Prosegur, empresa de transporte de valores. Os policiais realizaram a busca pessoal, mas não foi encontrado nada de ilícito junto ao seu corpo e vestes.
O homem também informou que havia mais artefatos. Parte estava na frente do carro, outra debaixo do assoalho no lado do carona e em cima do banco de passageiros. Mas não era só isso, o homem acabou revelando que havia mais artefatos na sua residência, que fica no local onde o carro foi flagrado.
Foram chamadas equipes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar para prestar apoio à ocorrência. A situação era preocupante e por se tratar de artefato explosivo, a área foi isolada e acionado o Comando de Operações Busca Resgate e Assalto (Cobra), unidade do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de Florianópolis.
Ao chegar no endereço, a equipe do Cobra-Bope identificou e recolheu os artefatos, que depois serão destruí-los em um local seguro. O relatório técnico será encaminhado a Polícia Civil em quinze dias, mas as imagens lembram bananas de dinamite. O homem detido recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Polícia Civil para os encaminhamentos legais.