Companhia que começou com a venda de conservas, hoje atua com mais de 300 itens. Crescimento em 2014 foi de 21,6%
Texto: Marina Melz | Fotos: Daniel Zimmermann
Há um século, em 1915, o imigrante Henrich Hemmer teve a ideia de usar um excedente de repolho da sua casa para produzir uma iguaria chamada de chucrute (em alemão, sauerkraut). Esta origem simples deu início a trajetória da Hemmer Alimentos, indústria catarinense que completa 100 anos no dia 20 de março e é administrada por seis integrantes da quinta geração da família do seu fundador, cada um em um setor.
Ericsson Luef, que preside a companhia, diz que os últimos anos trouxeram um novo fôlego à empresa, que diversificou a linha de produtos, modernizou alguns processos industriais e aumentou o potencial comercial. “Temos muito orgulho em ver em pontos de venda de todo o país, as pessoas optando pelos produtos da Hemmer. O cuidado e a qualidade que são marcas deixadas pela minha família de geração em geração continuam sendo as principais características dos nossos produtos”, diz.
Em 2014 a Hemmer cresceu 21,6%, um dos maiores índices da sua história. As perspectivas nada animadoras da economia apontam para um crescimento próximo à inflação em 2015, mas não desanima o presidente. “Temos certeza que o consumidor busca qualidade, independentemente do momento econômico. Em 100 anos, já passamos por outros momentos de incerteza e continuamos firme no nosso propósito de oferecer boas opções em alimentos”, afirma.
Crescimento do mix: uma das chaves do sucesso
De 2012 para 2015, o mix de produtos da Hemmer triplicou. Além de manter as tradicionais conservas já conhecidas pelo público (pepino, palmito e beterraba, por exemplo) a companhia ampliou algumas linhas que já eram sucesso de vendas, como as mostardas e as azeitonas. Hoje são 300 itens na carteira.
De acordo com Ericsson, nos últimos anos a Hemmer se dedicou a conhecer melhor o consumidor e buscar informações junto ao mercado sobre as suas demandas. Isso fez toda a diferença. “Num momento em que as pessoas estão repensando a sua alimentação e, cada vez mais, cozinhando em casa, se tornou importante para elas contar com um fornecedor que oferecesse produtos com qualidade”, afirma.
Dentro dessa linha, além de criar novas oportunidades, a Hemmer também buscou parcerias. Em 2012 se tornou a representante oficial das marcas da Reckitt Benckiser no Brasil, com as linhas French’s, Cattlement’s e Red Hot. No mesmo ano, comprou 50% da Zehn Bier, cervejaria artesanal catarinense.
Como resultado do aumento da oferta de produtos, a companhia também aumentou o número de pontos de venda. Eram cerca de 10 mil em 2012 e hoje passam de 20 mil. Uma reestruturação na área comercial também foi preponderante para este resultado.