Helton Zeferino pede exoneração do cargo de Secretário da Saúde de SC

Foto: Cristiano Estrela [Secom/SC]

 

 

 

Foto: Cristiano Estrela [Secom/SC]

 

Depois de muita pressão por causa do episódio com a compra dos 200 respiradores mecânicos, em que foi acertado o pagamento adiantado de R$ 33 milhões, caiu o Secretário da Saúde de SC. Helton de Souza Zeferino pediu a exoneração do cargo ao governador Carlos Moisés no fim da tarde desta quinta-feira (30/04/20).

Os equipamentos que já eram para estar sendo distribuídos, ainda não chegaram. A última previsão é de que os respiradores cheguem ao Estado até 20 de maio.

O pedido de exoneração foi aceito pelo governador. Em uma nota oficial, o Governo do Estado agradeceu os serviços prestados pelo secretário em prol das políticas públicas da saúde dos catarinenses.

 

Nota Oficial

O Governo do Estado de Santa Catarina comunica que no fim da tarde desta quinta-feira, 30 de Abril de 2020, o Governador Carlos Moisés recebeu do secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino o seu pedido de exoneração.

O governo agradece os serviços prestados pelo secretário em prol das políticas públicas de saúde dos catarinenses, ao tempo que reconhece as conquistas e avanços da pasta sobre o seu comando.

Cabe registrar que a quitação da dívida da saúde, estimada em quase R$ 750 milhões, e a construção da política hospitalar catarinense, em parceria com os municípios e hospitais filantrópicos, são resultado do trabalho efetuado desde o início de 2019.

Em especial, ainda, a coordenação das ações do Estado de Santa Catarina no combate a pandemia da Covid-19, que traz até aqui resultados diferenciados para o nosso estado no comparativo com o Brasil em relação a baixa taxa de letalidade assim como na exemplar preparação do sistema de saúde pública de média e alta complexidade