Havan alerta sobre golpe usando vídeo antigo de Luciano Hang com voz de IA

Diversos clientes têm ido às lojas todo o Brasil em busca da “promoção” anunciada, mas ela não existe, afinal, trata-se de uma fraude.

Um novo golpe está sendo aplicado usando a imagem do empresário Luciano Hang, dono da Havan. Golpistas usaram partes de um antigo vídeo e, com auxílio da inteligência artificial, reproduziram uma voz parecida com a do empresário.

No vídeo, a voz falsa afirma que a Havan recebeu uma intimação do Procon de São Paulo. Para dar mais credibilidade, é mostrado um documento falsificado pelos golpistas, informando que a Havan é obrigada a vender 200 unidades do celular Samsung S22 por R$ 179,00 devido a uma falha no sistema da empresa.

O golpe é tão mal executado que, no final, a voz criada com IA apela para que o público compre antes da meia-noite de hoje. Basta prestar um pouco de atenção para perceber que o movimento da boca não corresponde ao áudio.

O vídeo se espalhou rapidamente por diversos perfis falsos criados para disseminar a notícia falsa. O resultado foram clientes indo às lojas da Havan em todo o Brasil em busca da “promoção” anunciada no vídeo, porém, ela não existe; afinal, trata-se de uma fraude.

Segundo a empresa, as equipes de segurança digital têm atuado para derrubar esses perfis. O setor jurídico também já está trabalhando para responsabilizar os criminosos.

Havan alerta aos clientes que todas as ofertas ou promoções podem ser confirmadas nos perfis oficiais da empresa (@havanoficial) ou ainda pelo site havan.com.br.