quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioEventosHans Donner encantou a platéia com sua história de vida e projetos...

Hans Donner encantou a platéia com sua história de vida e projetos para a Rede Globo

Palestra Hans Donner 16-9-14 (20)

Fotos: Luciano Bernz

Com platéia lotada, quem foi ao Teatro Carlos Gomes assistir a palestra de Hans Donner, promovida pela CDL Blumenau, na noite desta terça-feira (16), certamente saiu motivado. Ele mostrou a forma humilde como entrou na Rede Globo, depois de chegar ao Brasil, sem saber falar uma palavra em português. Falou de seu sonho e de como atingiu seus objetivos.

Mas antes dele começar, o grupo de teatro “Seu Chico Treinamento”, fez uma apresentação com o tema vendas. Nela, um personagem com forte sotaque alemão, orientava outro a fazer uma correta abordagem de vendas. A cada erro na forma de atender, oferecer o produto, as condições de pagamento, ele levava um choque. De forma divertida, eles passaram muito bem a informação.

Palestra Hans Donner 16-9-14 (7)

 

Palestra Hans Donner 16-9-14 (3)

Palestra Hans Donner 16-9-14 (2)

 

O designer gráfico Hans Jurgen Donner nasceu em Wuppertal-Elberfeld, na Alemanha, mas aos dois anos, foi levado pela mãe – de ascendência austríaca – para viver em Lindau, uma cidade às margens do Lago de Constance, na fronteira entre Suíça, Alemanha e Áustria. Em 1965, aos 17 anos, foi estudar na Hohere Graphische Bundeslehr-und-Versuchsanstalt, em Viena, uma das escolas de design mais famosas da Europa.

Palestra Hans Donner 16-9-14 (21)

Palestra Hans Donner 16-9-14 (14)

Em 1974, depois de ler uma reportagem sobre o design publicitário produzido por profissionais brasileiros, Hans Donner decidiu vir ao país com 25 anos de idade. Após 20 tentativas frustradas de conseguir emprego, acabou sendo apresentado – pelo fotógrafo David Drew Zingg – a Walter Clark, então diretor-geral da TV Globo. Na época, a emissora não tinha um departamento de arte, e as aberturas dos programas eram realizadas por uma firma terceirizada. Ao ver os trabalhos do designer, Walter Clark o contratou imediatamente.

Palestra Hans Donner 16-9-14 (22)

Essa é apenas uma parte da história apresentada pelo alemão, que se encantou pelo Brasil ainda criança, ao assistir em uma TV preto e branco uma partida com Pelé. Mais tarde, encontrou o ídolo em Nova Iorque, quando já era conhecido mundialmente pelo seu trabalho na Globo, apresentado por Boni. Aliás, durante a apresentação ele reconheceu todos os amigos que o ajudaram em sua trajetória profissional. Mostrou também, um esboço no guardanapo, do que se tornou mais tarde o logotipo da Rede Globo, na década de 70.

Palestra Hans Donner 16-9-14 (16)

Palestra Hans Donner 16-9-14 (19)

Palestra Hans Donner 16-9-14 (17)

Palestra Hans Donner 16-9-14 (18)

Na platéia, uma presença tão ilustre quanto Hans: Valéria Valenssa, a eterna Globeleza. Ela estava acompanhando o marido na visita à Blumenau, que a citou várias vezes, valorizando a vida familiar. Na parte final da palestra, ele falou com aquele brilho no olhar de criança, do seu projeto Time Dimension. Um relógio com conceito revolucionário, sem ponteiros nem números. Nesse vídeo, é possível conhecer melhor.

relogio-Hans-Donner

 

https://www.youtube.com/watch?v=SjsUfpIDYJc

Palestra Hans Donner 16-9-14 (6)

Palestra Hans Donner 16-9-14 (5)
Valéria Valenssa, esposa de Hans Donner e eterna Globeleza.

Palestra Hans Donner 16-9-14 (23)

Palestra Hans Donner 16-9-14 (15)

Palestra Hans Donner 16-9-14 (12)

Palestra Hans Donner 16-9-14 (9)

Palestra Hans Donner 16-9-14 (10)

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS