Haitianos de Blumenau promovem primeiro encontro neste sábado (3)

reuniao_haitianos_3-12-16_02

 

Fotos: Jadir de Amorim

Estava agendado para às 15h desta o primeiro encontro da Associação Brahaitianos Unidos, com objeitvo de unir os haitianos que vivem em Blumenau. A entidade busca divulgar oportunidades e auxílio para imigrantes com residência na cidade.

A reunião aconteceu na Rua Doutor Luiz de Freitas Melro, nº 193, bairro Jardim Blumenau. Um número pequeno de pessoas compareceu ao encontro e a chuva pode ter colaborado para a baixa participação.

 

reuniao_haitianos_3-12-16_01

 

Atualmente, a grande maioria dos haitianos que vivem ou chegam no município, não sabem do auxílio e das atividades que a associação oferece. O objetivo do evento foi para divulgar estas oportunidades e ampliar a rede de contatos destes imigrantes. Uma das várias propostas, é a colocação deles no mercado de trabalho blumenauense.

Aos sábados, a ABHU oferece aulas gratuitas de português, inglês, francês e alemão, ministradas pelo presidente da associação, Webster Fievre, que também atua como intérprete para seus compatriotas. “Hoje, nossa maior prioridade é que esses haitianos que não conhecem a associação ou que, principalmente, não falam o português ou o inglês, venham até nós para que possam aprender e, assim, conseguir o quanto antes uma colocação no mercado de trabalho, seu maior objetivo”, afirma.

Vale ressaltar que as aulas são oferecidas não só para haitianos, mas também para todos os cidadãos de Blumenau. Novamente, a associação presta estes serviços educacionais de forma gratuita, porém, aceita doações de todos os gêneros (em dinheiro, roupas, utensílios, materiais, entre outros).

A associação

Fundada em Blumenau há pouco mais de um ano, no dia 28 de julho de 2015, a Associação Brahaitianos Unidos (ABHU) conta com colaboradores haitianos e brasileiros e procura prestar, no limite de suas condições, todo o apoio possível aos imigrantes que vivem na cidade – seja com traduções, auxílio em situações de vulnerabilidade social (arrecadação de doações), lições de português, inglês, francês e alemão, colocação no mercado de trabalho ou para estreitar as relações entre as instituições, empresas e cidadãos de Blumenau e os mesmos.

A associação busca atuar em conjunto com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que realizam, em um primeiro momento, a acolhida do imigrante na cidade, onde, ao menos em Blumenau, o Governo do Estado disponibiliza aos haitianos em vulnerabilidade social o mesmo suporte oferecido aos demais cidadãos.

O Cras com maior demanda de haitianos em Blumenau é o Cras região VI, localizado no bairro Itoupava Central, uma vez que a região possui grande concentração de indústrias e empresas. Estima-se que, atualmente, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, mais de 500 haitianos vivam em Blumenau.

A Associação Brahaitianos Unidos (ABHU) está localizada na rua Doutor Luiz de Freitas Melro, nº 193, no bairro Jardim Blumenau.