Entre os itens fiscalizados estava o escapamento, muitas vezes utilizado de maneira irregular.
Na manhã desta terça-feira, dia 28, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) realizou uma blitz com foco na fiscalização de motocicletas. A operação ocorreu na Alameda Rio Branco, próximo ao nº 965, no bairro Vila Formosa, das 5h às 8h. Durante a ação 130 veículos foram fiscalizados, sendo que destes 127 eram motocicletas. “Conseguimos abordar um grande número de motocicletas e verificar principalmente a questão do escapamento, item muitas vezes utilizado irregularmente”, afirma o diretor de trânsito do Seterb, Fábio Campos da Silva.
Algumas motocicletas circulam com o escapamento aberto, o que gera um ruído acima do permitido. Somente nesta operação, por exemplo, das 35 autuações aplicadas 15 foram por descarga livre. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o valor da multa para os motoristas que circulam com as motocicletas com descarga livre é de R$ 127,60 (infração grave) e perda de cinco pontos na Carteira de Habilitação. Para uma motocicleta rodar com um escapamento que não seja o original do veículo é preciso constar no licenciamento da mesma a autorização.
“A Guarda de Trânsito intensificará a fiscalização das motocicletas em suas operações de blitz e o motorista que tiver circulando com escapamento irregular será autuado”, afirma Silva. Além disso, Silva salienta que se houver a necessidade os agentes poderão utilizar o decibelímetro nas abordagens. O equipamento mede o nível de pressão sonora do ambiente e dessa forma também é possível saber o nível de ruído do escapamento, que de acordo com a portaria nº 12/2002 deve ficar entre 80 e 104 decibéis, acima disso configura multa de trânsito.
via PMB | Texto: Juliana Damian Silva | Foto: Eraldo Schnaider