O Prefeito de Guaramirim decretou estado de Calamidade Pública na tarde deste domingo (8), depois que o Rio Itapocu deixou a cidade praticamente toda debaixo d’água. O acúmulo de chuvas nos dias 6, 7 e 8 provocou enxurradas e alagamentos em vários bairros.
É tão crítico, que nas últimas horas de domingo foram atendidas 69 ocorrências, realizadas 26 interdições de encostas e três pontes. Para quem conhece a cidade, são as pontes dos Zindars, da Bartolomeu Spézia e a do Agricultor. Já são 300 desabrigados e aproximadamente 15.000 pessoas desalojadas.
Por isso foram enviadas duas Forças Tarefa do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina para Guaramirim para atuarem no atendimento das ocorrências de alagamento e resgate. De Itajaí vieram 20 bombeiros e outros 10 de Florianópolis, da Diretoria de Logística e Finanças. Para dar apoio à comunicação de rádio e internet via satélite, foi enviado o ônibus APC 01 – Auto Posto de Comando.
A expectativa é que a entrada de uma massa de ar seco no estado, melhore o tempo e as águas comecem a baixar durante esta segunda-feira (9). É importante lembrar, para qualquer cidadão que tiver sua casa invadida por uma enchente ou não, que evitem contato com a água das cheias, que podem transmitir doenças como a leptospirose. Evitem dirigir em locais alagados e transitar em pontilhões ou pontes submersas. Tenham cuidado especial com crianças, especialmente próximo a rios e ribeirões.
Dados e foto: : Corpo de Bombeiros de SC