quarta-feira, 22 setembro 2021
InícioGeralGuaramirim tem 300 desabrigados e aproximadamente 15 mil desalojados

Guaramirim tem 300 desabrigados e aproximadamente 15 mil desalojados

O Prefeito de Guaramirim decretou estado de Calamidade Pública na tarde deste domingo (8), depois que o Rio Itapocu deixou a cidade praticamente toda debaixo d’água.  O acúmulo de chuvas nos dias 6, 7 e 8 provocou enxurradas e alagamentos em vários bairros.

É tão crítico, que nas  últimas horas de domingo foram atendidas 69 ocorrências, realizadas 26 interdições de encostas e três pontes. Para quem conhece a cidade, são as pontes dos Zindars, da Bartolomeu Spézia e a do Agricultor. Já são 300 desabrigados e aproximadamente 15.000 pessoas desalojadas.

Por isso foram enviadas duas Forças Tarefa do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina para Guaramirim para atuarem no atendimento das ocorrências de alagamento e resgate. De Itajaí vieram 20 bombeiros e outros 10 de Florianópolis, da  Diretoria de Logística e Finanças. Para dar apoio à comunicação de rádio e internet via satélite, foi enviado o ônibus APC 01 – Auto Posto de Comando.

Onibus_APC_guaramirim

A expectativa é que a entrada de uma massa de ar seco no estado, melhore o tempo e as águas comecem a baixar durante esta segunda-feira (9).  É importante lembrar, para qualquer cidadão que tiver sua casa invadida por uma enchente ou não, que evitem contato com a água das cheias, que podem transmitir doenças como a leptospirose. Evitem dirigir em locais alagados e transitar em pontilhões ou pontes submersas. Tenham cuidado especial com crianças, especialmente próximo a rios e ribeirões.

Dados e foto: : Corpo de Bombeiros de SC

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS