Grupo de turismo do Vale do Itajaí aproveita passagem por Roma para se despedir do Papa Francisco

O padre João Bachmann participa da viagem, que já estava programada, mas coincidiu com a morte do Pontífice, ocorrida no mesmo dia em que o grupo deixou o Brasil.

Foto: Jaime Batista da Silva [Blog do Jaime]

Um grupo de 40 pessoas do Vale do Itajaí está em Roma, onde aproveitou a passagem pela cidade para acompanhar o funeral do Papa Francisco, no Vaticano. A viagem, originalmente turística e com roteiro mais amplo, foi marcada antes da morte do Pontífice, que aconteceu justamente no dia da partida do grupo, segunda-feira (21/04/25). A comitiva é liderada pelo padre João Bachmann e conta com a presença do comunicador Jaime Batista da Silva, do Blog do Jaime.

Foto: Jaime Batista da Silva [Blog do Jaime]
Na manhã desta quarta-feira (23), Jaime publicou um vídeo com uma mensagem de Bachmann, gravada diretamente da Praça São Pedro. Pároco da Paróquia Santa Inês, de Indaial (SC), o religioso também atuou durante anos à frente da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau.

No vídeo, ele descreve a emoção de estar diante do corpo do Papa Francisco, já exposto para a despedida dos fiéis. A praça está lotada de pessoas de diversos países, em um momento de comoção e fé compartilhada. “Somos peregrinos da esperança”, afirmou, referindo-se ao lema do Ano Jubilar promovido por Francisco.

Foto: Jaime Batista da Silva [Blog do Jaime]
O grupo chegou à Praça São Pedro e se uniu à longa fila de fiéis que prestam as últimas homenagens. O funeral oficial será no sábado (26), mas a movimentação nos arredores do Vaticano já é intensa.

Bachmann destacou o legado de esperança deixado por Francisco, ressaltando seu papel como líder acolhedor e inspirador. Natural do Alto Vale do Itajaí, o padre também concedeu entrevistas na Praça de São Pedro, em especial para a Vatican News, o canal oficial de comunicação da Santa Sé.

Foto (desfoque OBlumenauense): Jaime Batista da Silva [Blog do Jaime]