Grupo de apoio a pessoas com medo de dirigir realiza novo encontro

Por Márcia Pontes

Acolhimento emocional, roda de conversa, diálogo sobre autoestima, dinâmicas de grupo e coaching em grupo são algumas das atividades realizadas pelo Grupo de Apoio a pessoas com medo de dirigir para evitar acidentes por imperícia, neste sábado (27/02/16), à partir das 18 horas, no Parque Ramiro Ruediger. O grupo é livre, gratuito, não precisa se inscrever com antecedência e haverá um cone de sinalização de trânsito no gramado para identificar o grupo dentre os demais que se reúnem no Ramiro. Basta chegar, se apresentar e aproveitar o encontro.

 

Grupo-apoio-acidentes_13-02-16_01

 

A primeira reunião do grupo, há 15 dias, no mesmo local, foi um sucesso e inspirou novidades para o segundo encontro: o coaching em grupo. O coaching é um processo com foco em 100% na solução de um problema e será empregado para estimular o desenvolvimento pessoal e a capacidade de aprender dos motoristas com medo de dirigir para o enfrentamento e para um trânsito seguro. É combinado com outras técnicas e fornece feedback por meio de incentivos e questionamentos-chave.

Por meio da interação dinâmica orienta as pessoas a encontrarem respostas para seus principais questionamentos, faz a dessensibilização sistemática para o enfrentamento do problema e destrava o bloqueio e o potencial de cada um para ter uma atitude proativa e motivadora na vida e no volante. Assim, ajuda-se a pessoa a aprender em vez de ensinar-lhe alguma coisa. Focaliza habilidades e metas específicas por meio de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada.

O grupo foi criado e idealizado pela educadora e especialista em trânsito, Márcia Pontes, e é uma das ações permanentes ao longo de todo o ano que tem o apoio do Movimento Internacional Maio Amarelo. Podem participar pessoas com medo de dirigir, habilitados que não dirigem e até candidatos que estão se preparando para fazer a primeira habilitação, e, principalmente, como as pessoas que já se envolveram em acidentes por imperícia.

Familiares também são bem-vindos, já que convivem com os problemas gerados pelo medo de dirigir e, com frequência, são os que empurram a pessoa com imperícia, medo e outras dificuldades a “se jogarem” no trânsito para “aprenderem” de qualquer maneira, colocando a si próprias e aos outros em risco.

O encontro começa pontualmente às 18h, mas não tem problema se a pessoa se atrasar. Pode chegar, somar ao grupo e participar desta experiência de autoajuda, acolhimento emocional e desenvolvimento pessoal para a vida e para o trânsito humano e seguro.

Nos intervalos dos encontros presenciais todo o apoio continua sendo prestado pelo grupo de whatsapp só para pessoas de Blumenau e região pelo telefone (47) 9936-8404. Mais informações também pelo email thesys@uol.com.br, diretamente com a educadora de trânsito e coaching, Márcia Pontes.