Fotos e texto: Luciano Bernz
No terceiro dia de greve, os servidores públicos municipais lotaram os corredores externos da prefeitura devido a chuva. A polícia militar se faz presente durante o movimento, garantindo a segurança tanto dos grevistas como também da prefeitura.
Segundo a direção do sindicato, as adesões ao movimento estão aumentando. Depois da reunião com os representantes de cada local de trabalho, na sede do Sintraseb, eles voltaram à praça da prefeitura. Às 12h foi promovida uma assembléia, onde por unanimidade, os servidores decidiram continuar a greve por tempo indefinido.
A presidente do SINTRASEB Sueli Adriano, nos disse que não se surpreendeu com o voto do vereador Ivan Naatz (PDT), contra o projeto de lei que definiu o aumento dos servidores nesta quinta-feira (22).
Não foi surpresa o vereador Ivan Naatz ter votado contra o projeto de lei ontem. Eu quero publicamente pedir desculpas ao vereador, porque quando subi na tribuna da câmara, eu não sabia que a emenda apresentada por ele já havia sido retirada. Ele provou que os servidores tem voz na câmara.
Da mesma forma não nos surpreendeu o projeto de lei ter sido aprovado, pois a maioria da bancada é governista e obviamente não iriam contrariar o executivo.
Com relação à liminar expedida pela justiça, Sueli disse que a intimação ocorreu ontem (22) às 17h na capital e foi recebida pelo assessor jurídico do sindicato.
Eu soube nesta manhã pelo nosso assessor jurídico, que esteve ontem em Florianópolis no tribunal e automaticamente foi intimado às 17h. Já estamos preparando toda a nossa defesa pra que seja entregue no tribunal se não hoje, no máximo até segunda feira.
O fato é que mesmo correndo o risco de ter que pagar uma multa de 50 mil por dia, os servidores continuam em greve. Os dirigentes sindicais garantiram que a partir de segunda (26) o movimento irá ganhar mais força com a adesão de muitos servidores que ainda estão trabalhando.
Neste momento, os servidores haviam acabado de decidir pela greve, e cantaram o hino nacional. Era por volta do meio dia.