Foram arrecadados mais de R$ 5 milhões nos quatro leilões de bens inservíveis do Governo do Estado realizados em Blumenau, São José, Joinville e Criciúma realizados em 2014. Para ir a leilão, um veículo, por exemplo, precisa ter mais de cinco anos de uso e manutenção anual superior a 40% do valor de mercado do carro. Os móveis são encaminhados para venda quando não podem mais ser usados pelos órgãos do Estado e, os equipamentos eletrônicos, quando estão defasados.
Foram colocados nos leilões 760 lotes que continham carros, motos, sucatas, mobiliário de escritório, material de informática e itens que não tinham mais utilidade para o Governo do Estado. Desses, 738 foram arrematados e os outros foram incluídos em novos certames ou doados.
Adilson Schmitt, gerente de Bens Móveis da Secretaria, responsável pelos certames, explica que o público tem um grande interesse pelos bens. “Como no Estado o uso é constante, esses materiais não têm mais utilidade, mas ainda servem para pessoas e empresas sendo um bom negócio por terem preços acessíveis”, afirma.
Para 2015, estão programados cinco leilões.