Na noite desta quarta-feira (13/01/21), a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), por meio da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), intensificou a fiscalização em motocicletas com escapamento alterado em Blumenau. A operação na Região Central da cidade iniciou às 20h e abordou 93 condutores, sendo encontradas irregularidades na descarga de nove veículos.
De acordo com a GMT, a ação resultou em 17 autuações e as motocicletas que foram constatadas adulterações foram removidas ao pátio da Seterb, assim como outros dois veículos sem licenciamento. O diretor de trânsito da Seterb, Jaílson Rogério Candido, destaca que este tipo de abordagem é padrão de ser feita nas ruas do município, mas que estão focando ainda mais para evitar este modo de infração de trânsito.
As penalidades para este tipo de infração são cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa e retenção do veículo até que a situação seja regularizada. “Estamos atuando para cumprir o rigor da lei e a comunidade compactua com este desejo de fiscalização”, completa Jaílson.
A legislação de trânsito também destaca que conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor estragado ou em desuso, também é uma infração grave. “Sem o sistema interno deste equipamento é certo que não há o controle de ruído e de poluentes. O objetivo está em contribuir em ambas as situações, até mesmo porque ruído é um mal ocasionado não somente aos humanos, mas sim num contexto global de meio ambiente”, alerta o diretor da GMT.
A GMT reitera que a fiscalização que tem por objetivo abordar e verificar motocicletas e motonetas que transitam com descarga livre ou qualquer alteração continuará sendo feita em diversos pontos da cidade.