Técnicos municipais e representantes do Governo Federal se reuniram nesta semana na Prefeitura de Blumenau para dar andamento a atividades do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides). Os encontros, realizados de 16 e 20 de maio, envolveram a participação de 12 profissionais, entre geólogos e engenheiros civis, e aconteceram na Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci).
Contando novamente com a colaboração da equipe de consultores da Japan International Cooperativon Agency (Jica), desta vez os trabalhos avançaram em soluções específicas relacionadas à ruptura de solos. O tema é pertencente ao eixo de Reabilitação, coordenado em conjunto pela Secretaria de Obras (Semob) e Secretaria de Serviços Urbanos (Sesur).
Ao longo do período, foram repassadas instruções para a utilização prática do chamado “Manual de Encostas”, guia que vem sendo elaborado em parceira entre o Jica e os Ministérios das Cidades e Ministério da Integração Nacional. O grupo participou de palestras e atividades de campo em áreas consideradas de risco. As capacitações deverão ter continuidade já no mês de junho.
Iniciada em fevereiro, a gestão do Gides trabalha ainda os eixos Monitoramento e Alerta, a encargo da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci); Planejamento Urbano, sob coordenação da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), e Mapeamento Geológico, supervisionado pela Diretoria de Geologia da Sedeci.
Por Denisse Lopes, SECOM / Blumenau