GAECO Deflagra 2ª Fase da Operação “Coleta Seletiva” em Santa Catarina

Investigações apontam irregularidades em licitação de serviços de coleta de lixo em três cidades do Alto Vale do Itajaí.

Foto: GAECO/SC

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em conjunto com a 2ª Promotoria de Justiça de Trombudo Central, deflagrou na manhã desta sexta-feira (17/05/24) a segunda fase da Operação “Coleta Seletiva”. A operação investiga irregularidades na prestação de serviços de coleta de lixo reciclável e orgânico residencial.

Estão sendo cumpridas sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Trombudo Central, Joinville, Pouso Redondo, Taió e Florianópolis. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara da Comarca de Trombudo Central.

Foto: GAECO/SC

De acordo com a investigação, o processo de contratação dos serviços de coleta de lixo teria sido manipulado para favorecer a empresa vencedora. O edital de licitação continha itens específicos que inabilitaram concorrentes de forma inadequada, e os recursos administrativos apresentados pelos demais participantes foram rejeitados de maneira genérica, comprometendo a competitividade e a legalidade do processo.

Primeira Fase da Operação

A primeira fase da operação, deflagrada em outubro de 2023, focou na investigação de possíveis fraudes em licitações. Na ocasião, foram coletadas evidências que subsidiaram a continuidade das investigações na segunda fase.

Sobre o GAECO

O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com o objetivo de identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas. A Polícia Científica do Estado de Santa Catarina também presta apoio às diligências.