Por Richard Martan Ferrarim, da FURB
Entre os dias 11 e 12 de maio, aconteceu na Furb o Curso de Educação Ambiental para Preservação e Mitigação aos riscos de Desastres Naturais, uma iniciativa do projeto Atmosfera – Prevenção e Mitigação aos riscos de desastres.
A formação foi conduzida por Mário Oliveira, mestre em Mineralurgia e Planeamento Mineiro pelo Instituto Superior Técnico – Universidade Nova de Lisboa, doutorado em andamento de Programa interuniversitário em educação ambiental pela Universidade de Santiago de Compostela (ESP) e Professor na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria; e pela professora Olga Santos, doutora em Educação Especial: Objetivo e tendências de investimento pela Universidade de Salamanca e membro da iACT – Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Acção.
O curso contou com 15 participantes e teve como objetivo a formar uma ideia de prevenção e mitigação aos riscos de desastres naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, ampliando o conhecimento e a capacidade de enfrentamento a esses acontecimentos pela população.
Vários pontos foram discutidos durante os dois dias, como o relacionamento humano com o ambiente e as respostas educativas, os grandes problemas ambientais da atualidade e, é claro, sobre o projeto Atmosfera, como ele atua em resposta aos problemas em desastres naturais.
O projeto Atmosfera tem sido fundamental na busca pela conscientização sobre desastres naturais. Ele abrange várias áreas da universidade (Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Publicidade e Propaganda, Educação) e se utiliza disso para aumentar o contato com a realidade social aos riscos de desastres.
Além da FURB, outros parceiros do projeto são o Comitê do Itajaí, Defesa Civil, Associações de Municípios e comunidade em geral, além do Instituto Politécnico de Leiria, de Portugal, com quem a FURB tem mantido um programa de cooperação científica.