segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEventosSueli Petry e personagens históricos brilham na caminhada cultural pelo Centro

Sueli Petry e personagens históricos brilham na caminhada cultural pelo Centro

Foto: Marcelo Martins

 

A 15ª Semana Nacional dos Museus foi aberta de uma forma diferente em Blumenau nesta segunda-feira (15/5/17). Uma caminhada cultural guiada pela diretora de Patrimônio Histórico e Museológico da Fundação Cultural de Blumenau, Sueli Petry, que descreveu como eram vários locais no Centro e suas incríveis histórias.

Colaboradores da Fundação Cultural, caracterizados com vestuário do tempo da colônia, foram posicionados em pontos estratégicos do passeio para contar fatos históricos dos ambientes do roteiro. Eles representaram o fundador da cidade, Dr. Blumenau, Fritz Müller, Otto Stutzer e Rose Gaertner.

A Marlise Cardoso Jensen, do portal OBlumenauense, foi uma das participantes que acompanhou o passeio com os diretores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. O itinerário começou na frente da Fundação Cultural com um roteiro que passou pela Praça Dr. Blumenau, explicou onde passava Ribeirão Bom Retiro, Rua Floriano Peixoto, Centro Comercial de Borba, Catedral, Castelinho Moelmann e o Teatro Carlos Gomes. O ator que interpretou o Padre Jacobs na frente da Matriz descreveu detalhes mostrando uma memória impressionante para decorar todas as informações.

A ideia da caminhada cultural foi estimular os diretores para falar sobre a história da cidade durante as atividades desenvolvidas nas unidades escolares. Tentamos gravar um vídeo de todo passeio, mas foi somente possível algumas partes e sem a qualidade que gostaríamos de oferecer ao nosso leitor. Mesmo assim vale a pena ver. A iniciativa seria uma ótima opção para ser feito com objetivos turísticos.

 

 

O sol e céu azul ensolarado contribuíram com a caminhada que teve a participação do presidente da Fundação de Cultura de Blumenau, Rodrigo Ramos. Uma nova caminhada para o público está programada para esta quarta-feira (17), como o mesmo roteiro e saída às 8h30 da FCBlu. Como não há necessidade de fazer inscrição, os interessados devem chegar em frente à Fundação até o horário de saída do passeio.

A programação da 15ª Semana Nacional dos Museus envolve atividades especiais programadas pelos museus de Arte de Blumenau (MAB), da Família Colonial e de Hábitos e Costumes. Para este ano, a programação estabelece diálogo com o público sobre histórias da colonização, confrontando lembranças e esquecimentos, verdades e mitos. Nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, que acontece no dia 18, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) procura incentivar e promover atividades especiais em todo o país.

Programação

Dia 18 – Dia Internacional dos Museus
Exposição Nossas Florestas do Inventário Florestal de Santa Catarina (parceria com a Furb)
Local: Mausoléu Dr.Blumenau
Horário: 10h
Visitação até 31 de maio

Dos dias 18 a 24 de maio
Exposição fotográfica – ação Dia de Luta Antimanicomial
Local: Espaço Cultural/Fundação Cultural de Blumenau
Horário: das 10h às 16h (de terça-feira a domingo)

Do dia 15 de maio a 31 de julho
Visitas mediadas à exposição do Museu da Família Colonial
Exposição Relíquias do Esporte: Blumenau e suas referências nacionais.
Horário 10h às 16h (de terça a domingo)

Dia 15 de maio a 18 de junho
Visitas mediadas às exposições do MAB
Horário: das 10h às 16h (de terça-feira a domingo)

Dia 15 maio a 31 de julho
Ações educativas – O banho, higiene diária?
Locais: Museus da Família Colonial e de Hábitos e Costumes
Horário: 10h às 16h (de terça-feira a domingo)

Mais informações pelo gerenciamab@fcblu.com.br ou telefone (47) 3381-6176

 

Foto: Marcelo Martins

 

Foto: Marlise Cardoso Jensen

 

Foto: Marlise Cardoso Jensen

 

Foto: Marcelo Martins

 

Foto: Marlise Cardoso Jensen

 

Foto: Marcelo Martins

 

Foto: Marcelo Martins

 

Foto: Marcelo Martins

 

Foto: Marcelo Martins

 

Foto: Marcelo Martins

 

Foto: Marcelo Martins

 

Foto: Marcelo Martins

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS