Texto: Giovana Pietrzacka
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) se tornou sede brasileira do Centro Didático Euro-Americano sobre Políticas Constitucionais (CEDEUAM). A convenção, assinada pelo reitor da FURB, João Natel Pollonio Machado, com a Escola Livre de Direito Constitucional Comparado, da Universidade de Salento, da Itália, prevê a promoção de atividades didáticas conjuntas e a descentralização das atividades do Centro Didático Euro Americano Sulle Politiche Costituzionali (Cedeuam), com sede na Itália.
“Desta forma, a intenção é que a FURB se torne referência nacional e internacional de estudos sobre questões constitucionais”, comentou a professora Milena Petters Melo, professora de Direito Constitucional na FURB e uma das principais responsáveis pelo convênio.
Um dos reflexos de a FURB ser a sede brasileira do Centro Didático Euro-Americano sobre Políticas Constitucionais poderá ser sentido no âmbito da expansão das pesquisas, na qualificação dos professores e na própria internacionalização. “A FURB passa a aprimorar os estudos sobre questões constitucionais e estreitar laços de colaboração e formação”, disse Milena.
Para o professor da FURB, Antonio Marchiori, também responsável pela consecução deste convênio, este fato é de fundamental importância para o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). “A iniciativa é estratégica tanto para a internacionalização do Curso de Direito, quanto para a criação do futuro programa de pós-graduação stricto sensu (Mestrado Acadêmico), cujo projeto já tramita nas instâncias internas da Universidade”, disse Marchiori.
Uma das primeiras ações práticas desta parceria já aconteceu. Foi a terceira edição do Summer School. O evento ocorreu em julho, na Itália, e a FURB teve um trabalho apresentado com a aluna Maralice Cunha Verciano.
A próxima atividade prevista é a vinda para a Blumenau do professor Michele Carducci, professor de Direito Constitucional Comparado, na Universidade de Salento, presidente do CEDEUAM. Ele visitará a FURB no mês de outubro para participar de um evento internacional de Direito Constitucional, em parceria com a Academia Brasileira de Direito Constitucional.
via FURB