A FURB, juntamente com o Projeto Bugio, realizará o II Encontro Sul Brasileiro de Primatologia, nos dias 27 e 28 de outubro de 2016, nos auditórios do Bloco J e da Biblioteca Universitária, Campus I, para discutir a saúde e conservação de primatas no sul do Brasil. O país apresenta a maior riqueza de espécies de primatas no mundo. Entretanto, 25% das espécies estão ameaçadas de extinção devido à perda e fragmentação de habitat, caça, tráfico e doenças.
Para cuidar desse inestimável patrimônio natural é necessário o desenvolvimento de programas de pesquisa, cujos resultados permitem compreender a ecologia dessas espécies e desenvolver estratégias e ações para sua conservação respeitando características sócio políticas e culturais regionais.
O evento pretende abordar a conservação dos primatas e a saúde ecossistêmica, visto que, cada vez mais doenças infecciosas e parasitárias tem exercido papel relevante na saúde pública e na saúde destes primatas. Trata-se ainda de um evento comemorativo aos 25 anos do Projeto Bugio – FURB.
O objetivo geral do evento é promover a apresentação e o debate de problemas relacionados a conservação e manejo de primatas sul brasileiros e suas implicações a saúde ecossistêmica através de palestras, mesas redondas e apresentações de painéis. Tem como público alvo pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores da rede pública de ensino, profissionais e comunidade interessada.
O evento contará com uma plenária, duas mesas redondas, uma palestra e quatro minicursos. Palestrantes confirmados Dra. Márcia Chame (FIOCRUZ), Dr. Fernando Dias de Ávila Pires (UFSC) e Dr. Leandro Jerusalinsky (CPB /ICMBio). No período do evento, o Museu Fritz Müller contará com a Exposição dos 25 anos do Projeto Bugio.
Por Aristheu Formiga, FURB