FURB participa de lançamento de livros sobre questões ambientais na Assembleia Legislativa

Duas grandes obras voltadas para questões ambientais e que envolveram o trabalho de professores e acadêmicos da FURB serão lançados nesta terça-feira (15/10), às 15h, em plenária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

Os cinco primeiros volumes do Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina (IFF-SC) e o livro “Biodiversidade Catarinense: características, potencialidades e ameaças” trazem, com diferentes abordagens, importantes informações sobre a situação atual do meio ambiente no Estado. Ambas as obras, que tiveram financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Estado de Santa Catarina (Fapesc), estão disponíveis para download gratuito.

Inventário

O IFF-SC foi finalizado no início do ano, fazendo de Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a finalizar a pesquisa solicitada pelo Serviço Florestal Brasileiro, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Foram cinco anos de pesquisa, com o envolvimento de 150 pesquisadores e estudantes da FURB, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e daEmpresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O projeto foi coordenado pelo professor doutor Alexander Vibrans, do Mestrado em Engenharia Florestal da FURB, e tem como principal objetivo fornecer ao Governo do Estado informações precisas sobre a situação das florestas catarinenses, para que este elabora políticas ambientais que consigam equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.

Baixe o Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina

Educação

Já o livro “Biodiversidade Catarinense” é resultado de um projeto de 18 meses coordenado pelos professores doutores Edson Schroeder e Lúcia Sevegnani, do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, e foi finalizado no começo deste semestre. Com 252 páginas, a publicação se destina a professores estudantes do ensino médio e também para acadêmicos de cursos de licenciatura, promovendo a educação científica e buscando criar valores conservacionistas entre os jovens. Oito mil exemplares já foram distribuídos para escolas catarinenses.

A linguagem é voltada ao professor, para aplicação em aulas de Ciências, Biologia, Geografia. Em nove capítulos, o livro aborda de maneira clara e informativa questões como cadeiras alimentares, ameaças como a poluição e a caça, e também as potencialidades de uso da biodiversidade – do turismo ao uso medicinal de plantas –, trazendo um viés positivo para a questão ambiental.

Baixe o livro “Biodiversidade Catarinense”

via FURB