sábado, 17 abril 2021
Início Uncategorized FURB participa de lançamento de livros sobre questões ambientais na Assembleia Legislativa

FURB participa de lançamento de livros sobre questões ambientais na Assembleia Legislativa

Duas grandes obras voltadas para questões ambientais e que envolveram o trabalho de professores e acadêmicos da FURB serão lançados nesta terça-feira (15/10), às 15h, em plenária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

Os cinco primeiros volumes do Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina (IFF-SC) e o livro “Biodiversidade Catarinense: características, potencialidades e ameaças” trazem, com diferentes abordagens, importantes informações sobre a situação atual do meio ambiente no Estado. Ambas as obras, que tiveram financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Estado de Santa Catarina (Fapesc), estão disponíveis para download gratuito.

Inventário

O IFF-SC foi finalizado no início do ano, fazendo de Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a finalizar a pesquisa solicitada pelo Serviço Florestal Brasileiro, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Foram cinco anos de pesquisa, com o envolvimento de 150 pesquisadores e estudantes da FURB, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e daEmpresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O projeto foi coordenado pelo professor doutor Alexander Vibrans, do Mestrado em Engenharia Florestal da FURB, e tem como principal objetivo fornecer ao Governo do Estado informações precisas sobre a situação das florestas catarinenses, para que este elabora políticas ambientais que consigam equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.

Baixe o Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina

Educação

Já o livro “Biodiversidade Catarinense” é resultado de um projeto de 18 meses coordenado pelos professores doutores Edson Schroeder e Lúcia Sevegnani, do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, e foi finalizado no começo deste semestre. Com 252 páginas, a publicação se destina a professores estudantes do ensino médio e também para acadêmicos de cursos de licenciatura, promovendo a educação científica e buscando criar valores conservacionistas entre os jovens. Oito mil exemplares já foram distribuídos para escolas catarinenses.

A linguagem é voltada ao professor, para aplicação em aulas de Ciências, Biologia, Geografia. Em nove capítulos, o livro aborda de maneira clara e informativa questões como cadeiras alimentares, ameaças como a poluição e a caça, e também as potencialidades de uso da biodiversidade – do turismo ao uso medicinal de plantas –, trazendo um viés positivo para a questão ambiental.

Baixe o livro “Biodiversidade Catarinense”

via FURB

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS