quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioEsporteFURB lança sábado o projeto social "Baby Basquetebol"

FURB lança sábado o projeto social “Baby Basquetebol”

Baby-Basquetebol

Texto: Michel Ivon Imme Sabbagh | via Furb

Neste sábado (dia 25), às 9 horas, será lançado oficialmente o projeto social Baby Basquetebol (APAB/FMD/FURB), que atenderá gratuitamente crianças de 4 a 9 anos de idade, de ambos os sexos, da cidade de Blumenau, visando fortalecer a modalidade em Santa Catarina, trabalhando desde cedo os futuros talentos, como se faz nos Estados Unidos, onde o esporte nasceu em 1891. A FMD (Fundação Municipal de Desportos de Blumenau) e a APAB (Associação de Pais e e Amigos do Basquetebol) divulgaram o projeto nas escolas, mas a inscrição será feita no local.

O projeto será desenvolvido no ginásio B da FURB, em duas turmas: uma turma de 4 a 6 anos e uma turma de 7 a 09 anos. As aulas vão acontecer em três dias: nos sábados (entre 9 e 11 horas), nas quartas-feiras (entre 14h30min. e 16h30min.) e quintas-feiras (entre 9 e 11 horas).

A metodologia a ser utilizada é da Score Basketball Academy, da Carolina do Norte (EUA), que chegou no Brasil, pioneiramente, em março de 2013, através do professor Gilberto Vaz na Udesc Florianópolis (Centro de Ciências da Saúde e do Esporte). Ele conheceu o método (aulas de basquete com crianças de 04 a 09 anos) em janeiro e fevereiro de 2013, quando realizou um estágio no Centro de Treinamento da Score Basketball Academy.

O projeto na FURB será coordenado voluntariamente pelo professor Gilberto Vaz (Udesc/FURB) e pelo acadêmico de Educação Física Murilo Pedron que participou de um estágio no projeto Baby Basquetebol de Florianópolis, aos sábados, com duração de 20 horas, como forma de se preparar para o início das atividades do futuro projeto na FURB.

Segundo o professor Sidirley de Jesus Barreto, após os 9 anos de idade, os alunos serão encaminhados aos núcleos de 10 a 13 anos da APAB/FMD nos ginásios do Galegão e do Clube Ipiranga com os professores Chicão e Fabricio, e depois para as categorias de 14 anos até adulto com os professores Christian Hare e Sergio Carneiro (coordenador geral do basquetebol masculino da APAB/FMD).

“No próximo semestre, o projeto poderá servir de local de estágio e pesquisa para os alunos do curso de Educação Física e outros cursos da FURB na graduação e pós graduação”, afirma Sidirley.

Mais informações com o prof. Gilberto Vaz, coordenador do projeto, pelos telefone (47) 3321.0265 ou (48) 8404-2506. O endereço eletrônico é gilbertov@furb.br.

Confira algumas reportagens:

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS