segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioGeralFURB estreita relações com Universidade de Shangai

FURB estreita relações com Universidade de Shangai

Furb_Universidade-Shangai_02

A depender da impressão positiva dos dois lados, a FURB e a Shanghai Dianji University (SDJU) vão oficializar convênio, em breve, para intercâmbio de professores e alunos.

Texto e fotos: Michel Ivon Imme Sabbagh

Uma comitiva daquela Universidade, chefiada pelo seu Vice-Presidente, o professor Huang Xinghua, foi recebida na última sexta-feira (3) pelo reitor João Natel Pollônio Machado e pelo coordenador de Relações Internacionais da FURB, David Colin Morton Bilsland, além dos professores Leomar dos Santos (vice-diretor do CCSA e coordenador do PPGAD), professor Germano Adolfo Gehrke (Tecnologia Comércio Exterior) e professor Sérgio Henrique Lopes Cabral (Engenharia Elétrica). Da comitiva chinesa participaram, ainda, os professores Yu Zhonghai, Bian Yiming e Zhang (Kurt) Hui, este último coordenador das Relações Internacionais da SDJU.

Segundo o professor David Bilsland, a Shanghai Dianji University tem efetivo interesse em estabelecer convênio de intercâmbio de alunos e professores com a FURB. “Esta é a primeira visita deles a uma Universidade na América Latina e vieram somente para visitar a FURB”, explica. Acrescentou que este contato foi estabelecido através da nossa Universidade parceira na Suécia, a Halmstad University, com a qual a SDJU já tem convênio.

Furb_Universidade-Shangai_01
“A SDJU é uma Universidade de tamanho semelhante à FURB, fundada em 1953, e eles têm interesse nas áreas de Engenharia Elétrica e Administração, com possibilidade de avançarmos também nas áreas de Letras e Engenharia Mecânica, pois a SDJU tem o curso de Engenharia Automotiva. A impressão deles foi positiva e vamos iniciar as tratativas para assinatura do convênio”, afirmou Bilsland.

Após apresentar a FURB em seus 50 anos, o reitor João Natel fez questão de ressaltar a satisfação em receber a comitiva da SDJU, ao enfatizar que hoje as universidades “têm o imperativo da internacionalização”. E, como se sabe, a FURB já tem aprovado dentro do seu Planejamento Estratégico a ação de ampliar cada vez mais o processo de internacionalização.

A SDJU

Na sua página na internet, a Shanghai Dianji University informa que é uma universidade pública focada na formação de alunos com fortes habilidades práticas e que a sua especialidade-chave é engenharia. Outras especialidades incluem a ciência, artes, economia e gestão.

A Shanghai Dianji Universidade dispõe de 28 especialidades de graduação. Existem mais de 12 mil estudantes em tempo integral na escola, um total de 898 funcionários, 484 professores doutores, além de outros 192 professores/ professores associados.

via FURB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS