quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioCulturaFundo Municipal financia revitalização de trajes do Grupo Folclórico Trachtenverein Eintracht

Fundo Municipal financia revitalização de trajes do Grupo Folclórico Trachtenverein Eintracht

 

Por Sérgio Antonello [PMB]

O Grupo Folclórico Trachtenverein Eintracht, em suas três décadas de história, sempre buscou fortalecer a preservação, a autenticidade e a divulgação da cultura alemã, a partir da prática da dança, da música, do teatro e do idioma alemão. Em 1994, o grupo adotou o uso do Miesbacher Tracht, homenageando a cidade de Blumenau e a sua maior festa, a Oktoberfest.

Dada à relevância do traje, ele tem sido utilizado em apresentações e atividades culturais ao longo dos anos, acarretando o necessário reparo e manutenção. Mediante o projeto “Traje Miesbacher: fortalecendo a cultura alemã através da dança”, patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC), a reforma dos itens que compõem a vestimenta foi possível. Sua confecção respeita os mais autênticos moldes dos trajes originais da Alemanha. O lançamento do renovado artigo ocorrerá neste sábado (5/05/18), no Centro Cultural da Vila Itoupava, seguindo uma agenda de exposições do traje em diversos locais da cidade.

O traje Miesbacher é o mais difundido do Estado da Baviera (Bayern). Sua origem está associada à cidade de Miesbach, localizada a 46 quilômetros de Munique (München), na Alta Baviera (Oberbayern), berço do movimento de preservação de trajes do século XIX. O traje representa a identidade alemã em qualquer parte do mundo, tanto que as maiores festas da cerveja, como a Oktoberfest de Munique e a Oktoberfest de Blumenau, estão baseadas nesta simbologia.

“O Trachtenverein Eintracht mantém-se com recursos próprios, assim, o reconhecimento do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, através da aprovação deste projeto, é um marco na história do grupo, possibilitando que perpetue por mais gerações a sua função sociocultural na cidade e na região”, destaca o produtor cultural e coordenador de danças do grupo, Rodrigo Ismael Volles.

Acompanhe os eventos que fazem parte do projeto:

Exposição do traje do Grupo Folclórico Trachtenverein Eintracht: 5 a 25 de maio, das 8h30 às 17h, no Centro Cultural da Vila Itoupava (Rua Dr. Pedro Zimmermann, 16.230, na Vila Itoupava)

Apresentações com o traje do Grupo Folclórico Trachtenverein Eintracht em maio:

  • Dia 5, às 9h, no Centro Cultural da Vila Itoupava
  • Dia 6, às 8h, na EM Erich Klabunde (Rua Braço do Sul, 2.838, na Vila Itoupava)
  • Dia 20, às 9h, na Praça Dr. Blumenau (esquina da Rua 15 de Novembro com a Rua Nereu Ramos, no Centro)
  • Dia 20, às 11h, no Parque Ramiro Ruediger (Rua Alberto Stein, 416, na Velha)

Oficina de Dança e Cultura Alemã com o Grupo Folclórico Trachtenverein Eintracht: 20 de maio, às 15h, no Abrigo Nossa Casa I.

Todos os eventos são abertos ao público, exceto a Oficina de Dança e Cultura Alemã, no Abrigo Nossa Casa I.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS