Fundo Municipal de Apoio à Cultura amplia prazo de inscrições

 

Por Sérgio Antonello [PMB]

A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) prorrogou para 31 de março o prazo de inscrições para o edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Para facilitar a participação dos interessados, entra em funcionamento uma central de atendimento das 9h às 11h e das 14h às 16h30 na própria Fundação. “A intenção é orientar o proponente com as principais dúvidas”, esclarece o presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Ramos. “Também estamos estendendo o prazo para possibilitar a participação de mais avaliadores no processo de seleção”.

O prazo para interessados em compor a Comissão Técnica Externa de avaliação também foi prorrogado para 31 de março. O edital deste ano prevê a distribuição de R$ 437 mil para a elaboração e execução de projetos culturais. O teto máximo para cada projeto foi estipulado em R$ 35 mil, com seleção de um por área e o restante será definido por nota pela comissão técnica externa.

Em 2016, foram repassados os valores referentes a 2014 e 2015. Naquela edição foram selecionados 29 projetos no valor global de R$ 938.532,19. Com isso, foram oferecidas 188 ações culturais gratuitas que atingiram um público aproximado de 35.446 pessoas. Para o edital de 2016, o valor corresponde aos 15% previstos em lei. O novo edital contempla 10 categorias e alguns formulários foram simplificados.

Cronograma

Período de inscrições de projetos FMAC: até 31 de março

  • Publicação dos inscritos: 7 de abril
  • Publicação dos inscritos aprovados na fase de habilitação documental: 19 de maio
  • Publicação do resultado da análise dos projetos pela comissão: 5 de junho
  • Homologação do resultado final: 26 de junho
  • Assinatura dos contratos: 17 de agosto

Repasse financeiro aos projetos culturais aprovados: 11 de setembro

  • Áreas
  • Música
  • Dança
  • Teatro e Circo
  • Artes Visuais, Design e Moda
  • Biblioteca, Literatura e Livro
  • Cinema e Vídeo
  • Cultura Popular e Artesanato
  • Comunicação e Formação em Cultura
  • Patrimônio Material e Imaterial
  • Museus e Espaços de Memória

Veja o edital clique aqui.

  • Comissão Técnica Externa
  • Período de inscrições: até 31 de março
  • Publicação dos inscritos: 4 de abril
  • Seleção dos inscritos: 5 a 20 de abril
  • Reunião da Comissão Técnica Externa: 29 de maio a 2 de junho

Para acessar o link do edital.