Fotos: Luciano Bernz
A Prefeitura de Blumenau, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente – FAEMA, em parceria com o Instituto Histórico de Blumenau – IHB, promoveram na noite desta terça-feira (31/3) a reabertura do Centro de Educação Ambiental Rodolfo Gerlach, localizado na Rua Itajaí, 2.195, no bairro Vorstadt.
Fundado em 25 de setembro de 1996 com o propósito de abrigar projetos e ações ambientais do naturalista Fritz Müller, o Centro de Educação Ambiental Rodolfo Gerlach foi totalmente remodelado e entregue à comunidade como mais um espaço para socialização práticas pedagógicas de pesquisa, cultura e lazer, relacionadas a questões ambientais.
Um dos momentos especiais da noite, foi a fundação da Associação dos Amigos da Casa de Fritz Müller, cujo presidente é o biólogo e ambientalista Lauro Bacca. A data não foi escolhida por acaso, afinal o dia 31 de Março de 2015 é comemorado o aniversário de 193 anos de Fritz Müller. A entidade tem o objetivo de promover o aprimoramento e desenvolvimento das atividades do museu, obra, história e memória do naturalista, bem como contribuir com ações sociais.
O Museu Fritz Müller também foi motivo para comemoração nesta noite. Segundo o presidente do IHB, Marcos Schroeder, a revitalização do museu foi um processo longo, realizado com recursos provenientes das execuções penais do Fórum da Comarca de Blumenau. Ele salientou que essa parceria foi fundamental, para que o trabalho fosse realizado. Com isso vamos perpetuando o legado e as ideias de Fritz Müller.
Após a cerimônia, os convidados assistiram a peça teatral, “Verde que te quero verde”. Ela conta um pouco da vida da sobrinha-neta do fundador da cidade, Edith Gaertner, que amava os animais e a natureza. Ao final os convidados foram recepcionados com um coquetel.
Peça teatral, “Verde que te quero verde”
Museu Fritz Müller