Fundação Cultural prepara ações para marcar os 166 anos do município

Imagem: Flyvision
Imagem: Flyvision

 

A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) preparou ações especiais para marcar as celebrações dos 166 anos do município. Entre as atividades, o presidente da FCBlu Rodrigo Ramos destaca a revitalização do Horto Botânico Edith Gaertner, que inclui reforma no jardim e nova iluminação.

Outro destaque é a Obra de Arte Sittah, produzida em cerâmica e ferro. Pesando cerca de 200 kg, este trabalho é uma homenagem aos gatos de Edith Gaertner. Foi produzida pelo Grupo Barbotina em parceria com a Fornos Jung, e agora está sendo doada pelo Consulado Honorário da Áustria em Blumenau pela passagem do primeiro ano de funcionamento do serviço consular na cidade.

As celebrações também terão os painéis artísticos e o roseiral, que serão pintados no muro da propriedade que pertenceu ao Dr. Blumenau. Trata-se de uma obra de arte coletiva com muitas cores. Pelo lado de fora, acesso para Rua das Palmeiras, a cidade ganhará uma obra em grafite coletivo organizada pelo artista Alexandre Chamba. Este trabalho receberá o nome Blumenau, nossa casa. “O título é uma referência à carta escrita pela filha do fundador da colônia, Christina Blumenau, que conta como era a vida naquele espaço”, observa Rodrigo Ramos.

Os jardins do terreno da família do Dr. Blumenau também serão organizados e no espaço memorial, localizado no fundo daquela área, serão plantadas mudas de rosas e roseiras pelo coro masculino Liederkranz, do Centro Cultural 25 de Julho. “No pátio interno da FCBlu também será instalada uma obra em mármore do artista Pita Camargo, com a criação de banco e jardim. A obra foi adquirida pela Câmara de Vereadores de Blumenau e cedida à Fundação Cultural”, salienta Rodrigo Ramos.

As intervenções artísticas também devem ocupar as paredes da gráfica contando a história de Edith Gaernter, sua paixão pela natureza e também evidenciando as ações e programas da Fundação Cultural de Blumenau. A programação ocorre durante todo o mês de setembro e integra a programação de aniversário da cidade. “Também faremos a limpeza e o restauro do telhado do Centro Cultural da Vila Itoupava. Aquele espaço completa 15 anos em 2016 e será revitalizado até o mês de dezembro”, conclui Rodrigo Ramos.

Por Sérgio Antonello, Fundação Cultural de Blumenau