Frio e preguiça

mulher-cobertor-cama

 

Que o frio está fazendo alguns blumenauenses sofrerem, todo mundo já sabe. Com ele também vem aquela vontade louca de ficar embaixo das cobertas assistindo seriado ao invés de terminar aquele trabalho atrasado ou sair com os amigos. É mundial, a preguiça vem forte no frio.

Biologicamente isso acontece porque nosso corpo instintivamente quer poupar energias quando está muito frio. Precisando de mais horas de repouso para nos sentirmos satisfeitos. Mas como no século XXI não podemos hibernar como gostaríamos, aqui vão cinco dicas para lidar com a preguiça que vem nesse inverno.

1) Sempre programe na noite anterior o que irá fazer no dia seguinte

Antes de encerrar o seu dia ou quando colocar a cabeça no travesseiro, abra um bloco de notas no celular, ou anote mentalmente as prioridades e tarefas a serem feitas no dia seguinte. Pode parecer banal, mas saber o que se deve fazer e as prioridades disso, podem te ajudar com o comprometimento no dia seguinte.

2) Dê recompensas para você mesmo

Sempre que você se pegar procrastinando ou sendo “preguiçoso” em um momento que não pode ser, se dê um presente para superá-la. Nada como se dar uma xícara de café quentinha ou um pedaço de bolo de chocolate para se auto-subornar para sair da cama, não é mesmo?

3) Aproveite o máximo possível da luz solar

No inverno além de mais sonolentas e “preguiçosas”, as pessoas tendem a ficar mais tristes. E grande parte disso se dá pela baixa incidência de sol que tomamos no inverno. É cientificamente comprovado! Então vamos abrir a persiana do quarto e caminhar na rua na hora do intervalo para curtir as vitaminas do sol.

4) Seja mais esperto que o frio

Se o seu problema é acordar no frio, seja mais esperto que ele e ligue aquele seu aquecedorzinho no seu quarto quinze minutos antes de sair da cama. Aposto que a coragem de levantar vai ser maior.

5) Tenha um período pré-definido de preguiça

A preguiça nem sempre é a vilã da história, o problema é ter ela quando não podemos. Então, quando sentir ela chegando pense: “Agendei meu horário de preguiça das 20h às 22h hoje, então vou curtir ela nesse horário.”

A preguiça é importante para as pessoas. É um momento de descanso necessário para darmos aquela pausa na correria do dia a dia. Nosso corpo pede por ela, então respeite o seu corpo e separe uma parte do seu dia de descanso com a qualidade que você merece, mas na hora certa para não ter peso na consciência depois.

Sara-Pickler

Por Sara Pickler

Psicóloga clínica CRP: 12/14428
WhatsApp: (47) 9959-4032

Facebook: /psicologasarapickler